E chegou mais um Fala Aí, Professor! Este é o segundo da série de quatro episódios do programa que tem o objetivo de dar voz aos professores brasileiros e buscar, junto com especialistas, possíveis soluções para alguns desafios enfrentados no dia a dia da escola pública.
Os temas abordados nos quatro programas foram considerados urgentes por professores de Ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil na pesquisa Conselho de Classe 2015, realizada pelo Ibope Inteligência sob encomenda da Fundação Lemann e do Instituto Paulo Montenegro.
Fala aí, professor! é uma iniciativa da Fundação Lemann em parceria com a Nova Escola, produzida com o apoio da Central 3.
Episódio 2 : Formação Continuada
Atualizar os conhecimentos é importante para qualquer profissional. Mas para o professores, a formação continuada tem um caráter diferente. No estúdio o professor Ademir Almagro, da rede municipal de Novo Horizonte, em São Paulo, conta sua experiência e discute o assunto com Claudia Davis, especialista da Fundação Carlos Chagas.
Este é o episódio 2 de uma série de 4 produzida com apoio da Central 3 e apresentação de Wellington Soares. Para ouvir o episódio 1, sobre defasagem no aprendizado, basta clicar aqui.
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Ouça abaixo a segunda edição do Fala Aí, Professor!

Regina Aurea Pereira disse:
Boa noite!
Muito boa a escolha dos temas e dos especialistas. Claudia Davis conheço muito pelos seus trabalhos relativos à Psicologia do Desenvolvimento e Ademir Almagro conheci agora. Formação continuada foi o trabalho que desenvolvi nos últimos anos de minha carreira no magistério.
Muito pertinente as observações dos especialistas sobre a formação inicial docente precária, muita teoria e pouca prática. Também a formação continuada, para suprir a deficiência da inicial, é burocrática e não atende o pedagógico.
Acredito que a formação continuada, como sugere o desafio, deve acontecer na escola e na troca entre escolas. É no chão da escola que se conhece o aluno e o que ele precisa para se desenvolver. É na convivência com a escola vizinha que se vive a interação e o que o mundo precisa para sobreviver.
Conhecimento teórico e técnicas pedagógicas são essenciais para ensinar. Humanismo e inclusão são fundamentais.