O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o Grão-Mufti de Jerusalém na década de 1940 teria sido a mente que decidiu pelo Holocausto dos judeus. Qual o contexto histórico disso? Quais os motivos dessa declaração, e suas possíveis consequências? Principalmente, o que se passou na cabeça de Netanyahu pra falar tamanha bobagem?
Também falamos das eleições no Canadá, onde um liberal voltou ao poder depois de nove anos do conservador Stephen Harper. Outro tema importante é o orçamento de Defesa brasileiro, com a viagem de Dilma à Suécia, país que venderá caças Gripen ao Brasil. Como andam as compras militares brasileiras? América Latina, Europa, Síria e um Menino Neymar metalinguístico.
Você pode assinar o RSS via feed ou ouvir o podcast através do iTunes e Player FM.
Sergio disse:
Faltou explicar que o cargo de Grão-Mufti foi criado pelo protetorado britânico e ele não era amplamente aceito como representante do povo palestino vale lembrar que o cargo de mufti ou jurisconsulto é uma título acadêmico islâmica e naquela época a população cristã palestina ainda era representativa. Recomendo a leitura das obras dos “HaHistoryonm HaHadashim” ou Historiados revisionistas israelenses( Não confundir com os negadores do Holocausto por favor!!) como Ilan Pappé ou Avi Shlaim.
Josué disse:
O áudio está com erro, no final não está tocando a dica musical.
Baixei pelo feed mas testei pelo YouTube e o programa termina no mesmo momento.
Programa excelente como sempre.
Desde a primeira vez que o Filipe esteve no Nerdcast que eu acompanho vocês.
Depois do próprio Nerdcast, o Xadrez Verbal é o meu podcast mais esperado.
Eu realmente sentia falta de um podcast que falasse sobre política externa.
Vocês preencheram perfeitamente essa lacuna, aliás, ainda adicionaram o bom humor e informalidade que eu tanto gosto nesse tipo de mídia
Abraços e continuem o bom trabalho!
Adriano Araujo da Rocha disse:
Mais uma excelente programa…sobre o poderia militar brasileiro…talvez até estejamos bem equipamos, mas na minha humilde opinião temos um treinamento da nossa força militar é muito, mas muito aquém das grandes potencias bélicas mundiais….