Amistosos, polêmicas e Zé do Carmo
Tem podcast novo e nordestino na Central 3!
Os jogos oficias ainda não começaram, mas o começo de temporada está movimentado no Nordeste. Amistosos que valem taça e os critérios na escolha dos adversários está dando o que falar, antes mesmo da bola entrar em campo e foram debatidos por Gil Luiz Mendes e Danilo Souza.
Por telefone, Zé do Carmo, ídolo da torcida do Santa Cruz, relembra histórias da época que era volante que colocava medo nos atacantes das outras equipes. E ainda a história do Esporte Clube Bahia e a predileção da seleção brasileira em jogar na região.
Escute em streaming ou faça o download do podcast e confira como foi a estreia do programa Baião de Dois
Victor Hugo Gamba disse:
Fiquei bastante feliz de ver hoje quando abri o site que em algum lugar da mídia fora do Nordeste abriu espaço para uma região tão rica em cultura e história, espero que tenhamos muitas edições. Só não concordei com o Danilo quando ele disse que o torcedor do time sofre mais do que o que está longe, eu sou de Santa Ctarina, palmeirense e acredito que sofro e choro a cada derrota tanto quanto alguém de São Paulo e tenho muitos amigos que fazem o mesmo. Um grande abraço.
DeoliveiraJR disse:
Putz, sensacional. Parabéns mesmo a galera da Central 3, é muito gratificante sempre encontrar mídias alternativas que tratam o futebol nordestino com devido respeito e atenção que merece, quanto mais pra somar, melhor, nessa causa.
Apenas um alento:
Da mesma forma que nos sentimos excluídos com o bairrismo da grande mídia sulista com relação ao Nordeste, sinto que existe o mesmo tratamento muitas vezes entre nós nordestinos quando tratamos do tema.
Existe uma barreira que limita a existência do futebol nordestino a Pernambuco, Bahia e Ceará. (prova disso é terem favoritado o Vitoria ao título da Copa do Nordeste esse ano, sem sequer o mesmo estar na competição, não entendi).
Existem clubes de grande tradição e de torcidas gigantemente apaixonadas que precisam ser resgatados, pois clamam na UTI pela valorização da região e pela volta as grandes praças esportivas: (CSA, MotoClube, Confiança, Sergipe) e passam despercebidos pelos próprios nordestinos muitas vezes, ou são muitas vezes menosprezados pela própria imprensa alternativa nordestina com os mesmos argumentos que sofremos dos times do eixo Sul-Sudeste: “Times desconhecidos, sem titulos de expressão e etc…”
Sendo torcedor Potiguar sou suspeito a falar, mas, não vejo o futebol do RN se distanciar muito da força que é o futebol Cearense, a unica coisa em que o futebol Cearense se sobressai eh o fato de ter alguns clubes que se destacam além da dupla alencarina, mas de páreo a vivência do clássico da capital é a mesma, o futebol Potiguar ainda conta no currículo com mais títulos de expressões do que o Cearense (1 copa do NE, 1 Brasileiro Série C), revelações de jogadores e etc…Mas com relação a Bahia e Pernambuco é fato e merecedor a alcunha de “Potências do Nordeste” atualmente, inegavelmente se sobressaem em investimentos e expressão nacional.
No mais, parabéns ao Podcast e fico na torcida e acompanhando junto a peleja dos times nordestinos!!!
Junior Vilela disse:
Grande programa. excelente trilha sonora e Zé do Carmo é mito/mitoso da Mitolândia. A cultura e o futebol nordestino são muito ricos. Grande parte da população não tem dimensão da importância social que o futebol tem para estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco (sem contar o Pará, que é do Norte, mas tem uma certa identidade com nossa região). Parabéns e vida longa ao Baião de Dois!
Ah, só uma pergunta para os apresentadores: quem é o campeão de 87, Sport ou Flamengo?
Gil L disse:
Obrigado pelo feddback pessoal.
DeoliveiraJR, não se preocupe que esse foi apenas o primeiro programa. Vamos falar muito sobre o futebol potiguar. Certamente discutiremos muito sobre o América-RN, ABC, Globo, Alecrim… Nos ajude a fazer o programa mandando sugestões através do twitter @baiao_dois
Abraços
Elias disse:
Muito bom o podcast. Espero que dê continuidade e possamos falar e participar mais dos programas.
Só um detalhe: Não chamem o Vitória de Vitória da Bahia. Apesar de falarem para diferenciar da capital do Espírito Santo, em relação ao futebol quando se fala de Vitória pelo menos nas 3 primeiras divisões nacionais, fala-se do Esporte Clube Vitória. Em um programa voltado para o futebol nordestino nem se fala.
É só um detalhe para tentar tirar esse vício que no sudeste ainda se fala muito e que os torcedores do Vitória detestam.
No mais, parabéns pelo programa e vamos para a frente!
Gil Luiz Mendes disse:
Elias, perdão. Tentaremos não cometer o mesmo equívoco. Obrigado pelo toque e nos ajude a fazer o programa. Segue a gente lá no twitter https://twitter.com/baiao_dois e também no Facebook https://www.facebook.com/baiaodedoisradio e deixa lá as tuas considerações.
Abraço.
Mateus disse:
Não achei o programa no itunes, só vai dar pra ouvir pelo site?
Mike Gabriel disse:
Salve pessoal, sou de Aracaju, torcedor do Confiança e acompanho quase todos os podcasts da central 3. Ótima novidade esse podcast sobre o futebol nordestino.
Só que tenho uma correção, na primeira rodada do campeonato Sergipano não tivemos rodada dupla, o time vermelho jogou no domingo às 16hs contra a Socorrense e ganhou de 1 x 0. Já o Confiança jogou na segunda, às 20:15hs contra o Guarany e ganhou por 3 x 0.
Vida longa ao baião de dois!
Abraços.