Emenda Constitucional 86, Lei 13019, PEC 451… Já ouviram falar de tudo isso? Pois saiba que são parte de um mesmo pacote. No caso, um pacotaço que atinge em cheio a área da saúde pública brasileira e, mais precisamente, o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos mais respeitados projetos de universalização do atendimento médico em todo o mundo.
Neste programa, conversamos com Paulo Spina, que trabalha com saúde mental em São Paulo e também participa do Fórum Popular de Saúde. Na conversa, Spina explica como tais medidas convergem no desmonte do SUS e na mercantilização total do acesso à saúde. Como não poderia deixar de ser, o grande comandante do avanço privatista é Eduardo Cunha, atual eminência política do país, responsável também pelo engavetamento da CPI dos planos de saúde privados.
Alzira Bombonato disse:
Isso que dá assistencialismo, medicalizaçao, remédio em casa, médico em casa. Acabaram com a saúde pública, promoção e prevenção das doenças. Ficam focando em dar comida na boca e aí temos um mosquitinho matando pessoas. ESF e AMA não funcionam na grande São Paulo. Quando vão acordar. Vamos parar também com essa coisa de terceirização. Tem que dispender muita grana para poder pagar para terceiros fazer o seu trabalho. Isso é muito claro. Vamos resgatar a saúde pública, valorizar, capacitar e atualizar os funcionário público. O dinheiro está indo pelo ralo. Nosso dinheiro.