Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Cidade livre #01 – Chico Whitaker e Gabriella Dantas

OUÇA O PODCAST

Nova série especial do Guilhotina, em parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo (FRL), analisa os problemas da mobilidade urbana e os desafios e possibilidades para construir uma cidade verdadeiramente livre. Ao longo de dez episódios, vinte ativistas, pesquisadores e gestores públicos vão discutir essas questões à luz das publicações “Passe livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização” (http://bit.ly/35bhuzI) e “Tarifa zero: a cidade sem catracas” (https://bit.ly/3jNz97T), ambas da Autonomia Literária com a FRL. Neste primeiro episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino discutem o passe livre e a mobilidade como um direito com Gabriella Dantas, militante do Movimento Passe Livre – São Paulo, e Chico Whitaker, arquiteto-urbanista, ativista social e líder do governo Erundina na Câmara Municipal de São Paulo, quando a Prefeitura tentou aprovar um projeto de tarifa zero para a cidade. Conversamos sobre o reconhecimento do transporte como um direito social, da sua importância como meio para acessar outros direitos, das consequências da mercantilização dos deslocamentos, das possibilidades de aplicação do passe livre e do caráter explosivo das mobilizações por mobilidade.

*Links: Abaixo-assinado da campanha nacional por Tarifa Zero (https://bit.ly/assineatarifazero); Facebook do MPL nacional (facebook.com/MovimrntoPasseLivrempl); Redes sociais do MPL São Paulo (facebook.com/passelivresp, instagram.com/passelivresp e twitter.com/passelivre_sp); Youtube do MPL (https://bit.ly/2GQjRRw); Curta “Primeiras Chamas” (https://bit.ly/3dhZ5Xa); Série Papo Livre – Transporte como Direito (https://bit.ly/3lvAeBU). Trilha: Rincon Sapiência, “Transporte Público”; e Rincon Sapiência: “A volta pra casa”. Ilustração: Rodrigo Corrêa.

Esta publicação foi realizada com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O conteúdo da publicação é responsabilidade exclusiva do Le Monde Diplomatique Brasil e não representa necessariamente a posição da FRL.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>