Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #15 – Alexandre Fuccille

OUÇA O PODCAST

Nas vésperas dos 55 anos do golpe militar de 1964, Bianca Pyl, Cristiano Navarro e Luís Brasilino recebem o cientista político Alexandre Fuccille, professor de Relações Internacionais da Unesp e ex-presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed). Alexandre coordenou a produção do dossiê que estampa a capa da edição de março do Le Monde Diplomatique Brasil (http://bit.ly/ed-140) sobre “O que pensam os militares”. Na pauta, a insistência revisionista de Jair Bolsonaro e seu entourage, mas também de amplos setores das Forças Armadas, em comemorar o início do período ditatorial; e a cabeça da cúpula militar: eles têm projeto nacional ou aderiram à onda liberal que avançou pelo país no pós-período autoritário? E qual sua visão sobre a inserção internacional do Brasil e sua relação com os Estados Unidos? Por fim, Alexandre ainda responde às questões: existe um perigo de golpe ou de instauração de um regime militar no futuro próximo? E uma guerra com a Venezuela, é uma possibilidade?

Links citados no episódio: Perseguição a militares durante a ditadura (http://bit.ly/folha-militares-perseguidos); entrevista com a professora Vera da Silva Telles sobre a Portaria de Garantia da Lei e da Ordem, editada pelo Ministério da Defesa e publicada em janeiro de 2014 (http://bit.ly/entrevista-vera-telles). E-mail: guilhotina@diplomatique.org.br.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>