Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #37 – Sérgio Haddad

OUÇA O PODCAST

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o professor, pesquisador e ativista social Sérgio Haddad, um dos coordenadores da Ação Educativa e que neste mês está lançando, pela editora todavia, a biografia “O educador: um perfil de Paulo Freire” (http://bit.ly/biografia_paulofreire). Na entrevista, a trajetória e o pensamento do pernambucano, um dos alvos preferenciais de mentiras da direita brasileira contemporânea. O papel da infância e da adolescência na formação de seu pensamento, a construção de seu método de alfabetização nos primeiros anos de trabalho, o sucesso alcançado e o convite para participar do governo de João Goulart, a perseguição pela ditadura e os quase 16 anos de exílio, a volta ao Brasil e o trabalho como secretário municipal de Educação de São Paulo são temas da conversa.

Links:

Moacir Gadotti (org.), “Paulo Freire: uma biobibliografia (http://bit.ly/biobibliografia); Nita Freire, “Uma história de vida” (http://bit.ly/nitafreire); Filme 40 horas de Angicos (http://bit.ly/40horasdeangicos); Livros de Paulo Freire citados: http://bit.ly/pedagogia-do-oprimido e http://bit.ly/educaçãocomopráticadaliberdade. Lançamento do livro: http://bit.ly/lançamento_sergiohaddad.

Trilha:

Sivuca, “Sábado em Jaboatão” (Glorinha Gadelha e Sivuca); Poema “Canção para os fonemas da alegria”, de Thiago de Mello, declamado por Dam América.

E-mail: guilhotina@diplomatique.org.br.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>