A torcida está de volta

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nos dias que antecederam a abertura da Copa do Mundo, a cidade de São Paulo foi tomada pelos torcedores croatas e sua indefectível camisa xadrez alvirrubra. Algo bem diferente do que aconteceu no último Mundial disputado no Brasil, em 1950, quando a Croácia ainda fazia parte da extinta República Socialista Federativa da Iugoslávia e cujo selecionado foi seguido por um pequeno grupo formado por estudantes e marinheiros, muitos deles vindos da bela cidade de Split, banhada pelo mar Adriático.
De volta a casa e impressionados pela atmosfera do Maracanã, estes jovens decidem fundar a Torcida Split, para apoiar o Hadjuk, equipe símbolo da cidade. A estreia dos neo-torcedores não poderia ser diante de outro adversário que não o Crvena Zvezda – Estrela Vermelha em sérvio – principal representante de Belgrado, capital da multifacetada “terra dos eslavos do sul”.
Logo as animadas coreografias e o colorido das bandeiras foram mal interpretadas pelas autoridades comunistas que viam o grupo como uma ameaça à identidade local e passaram a ser duramente reprimidos pelas forças policiais, tendo inclusive prendido Venceslau Zuvela, um dos fundadores da Torcida, sob a acusação de oposição ao regime do Marechal Tito.
Com a morte do outrora líder dos partisans, em 1980, e a subsequente dissolução da Iugoslávia, iniciada no ano de 1991 com as independências de Eslovênia e Croácia, passando por duas grandes Guerras Civis nos períodos de 1992 a 1995 e 1996 a 1999, até a libertação do Kosovo em 2008, a região dos Balcãs foi afogada por uma crescente onda de ultra nacionalismo, xenofobia e anticomunismo. Os torcedores de ambos lados desempenharam um papel ativo neste processo, como podemos observar no documentário abaixo.

Passados quinze anos do cessar-fogo o ressentimento ainda é mutuo. E no caminho da seleção croata para o Brasil estava a Sérvia, as duas repúblicas da antiga Iugoslávia – mais a Macedônia que também fazia parte do bloco – foram sorteadas no Grupo A das Eliminatórias Européias. Depois de duas décadas sem enfrentamentos – nos campos de futebol que fique bem claro – as duas rivais mediram forças no Stadion Maksimir, em Zagreb, capital da Croácia, apenas com torcedores locais, tamanha a tensão gerada. No gramado, vitória dos anfitriões por 2 a 0 – gols de Mandžukić e Olić – e a liderança provisória da chave.

No returno, novamente sem torcedores visitantes, em pleno Marakana – outra homenagem dos iugoslavos ao futebol brasileiro – principal estádio de Belgrado e casa do Estrela Vermelha, os croatas arrancaram um empate em 1 gol – Mandžukić e Mitrović, para os sérvios, foram os autores – e se classificaram para a repescagem, faltando duas rodadas para o final, e acabando com o sonho dos arquirrivais de jogar mais uma Copa do Mundo.

De volta ao Brasil, após 64 anos e agora apoiando uma renascida seleção nacional, os torcedores croatas devem ter sido falta da tal atmosfera que os inspirou a criarem o mais antigo coletivo de torcedores da Europa. Entre uma vaia e outra do público brasileiro, do enfadonho “Sou Brasileiro com muito orgulho” e sugestões de práticas sexuais à presidenta (?), os croatas dominaram as arquibancadas do Itaquerão.

A seguir, segue a letra e tradução – feita pelo amigo basqueteiro e linguista Milan Puh – do tema oficial da Croácia nesta edição do Mundial, cantada pelos Zaprešić Boys.

NEOPISIVO – DEMAIS
NAJLAKŠE JE KAD PITAJU ME
KOLIKO I KAKO JA NJU VOLIM JAKO
SAMO JEDNA RIJEČ BI BILA TO
NEOPISIVO

O MAIS FÁCIL PARA MIM É QUANDO ME PERGUNTAM
QUANTO E COMO EU A AMO
PORQUE BASTA USAR UMA PALAVRA
DEMAIS

I DANAS PAMTIM OCA DAVNO JE TO BILO
KAD ME NA STADIONU STAVIO U KRILO
TAMO PRVI PUT ČUO SAM
VOLIM TE HRVATSKO
NA PITANJE OVO OD TADA ODGOVOR ZNAM

E HOJE LEMBRO QUANDO O MEU PAI, HÁ MUITO TEMPO
ME COLOCOU NO COLO NO ESTÁDIO
E LÁ OUVI PELA PRIMEIRA VEZ
TE AMO CROÁCIA E PARA ESSA QUESTÃO AGORA SEI A RESPOSTA

NAJLAKŠE JE KAD PITAJU ME
KOLIKO I KAKO JA NJU VOLIM JAKO
SAMO JEDNA RIJEČ BI BILA TO
NEOPISIVO

O MAIS FÁCIL PARA MIM É QUANDO ME PERGUNTAM
QUANTO E COMO EU A AMO
PORQUE BASTA USAR UMA PALAVRA
DEMAIS

NIKAD ZABORAVIT NEĆU TO ŠTO REKAO JE
HRVATSKU LJUBI SINE I NIKOG VIŠE OD NJE
TAMO PRVI PUT ČUO SAM
VOLIM TE HRVATSKO
NA PITANJE OVO OD TADA ODGOVOR ZNAM

NUNCA ESQUECEREI O QUE ELE ME FALOU
AME A CROÁCIA FILHO E NINGUÉM MAIS QUE ELA
E LÁ OUVI PELA PRIMEIRA VEZ
TE AMO CROÁCIA
E PARA ESSA QUESTÃO AGORA SEI A RESPOSTA

NAJLAKŠE JE KAD PITAJU ME
KOLIKO I KAKO JA NJU VOLIM JAKO
SAMO JEDNA RIJEČ BI BILA TO
NEOPISIVO

O MAIS FÁCIL PARA MIM É QUANDO ME PERGUNTAM
QUANTO E COMO EU A AMO
PORQUE BASTA USAR UMA PALAVRA
DEMAIS

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>