Um menino fazer um relógio para a feira de ciências do colégio é algo bom, certo? Depende. Do quê? Imagina. Falamos do garoto Ahmed que vai conhecer Obama, após ser preso de forma surreal. Tratamos novamente do Japão, seu crescente armamentismo e a porradaria entre os seus senadores ao discutirem sobre o envio de tropas ao exterior. E, claro, o documento JENIAU do seu ministro de “educação” sobre as ciências humanas.
No Xeque da semana, discutimos os confrontos em regiões consideradas sagradas em Jerusalém e os riscos envolvidos, com alertas da ONU e do rei da Jordânia. Crise política em Burkina Faso, ativação de um reator nuclear na Coreia do Norte, Mauro Vieira visita o Líbano, ratos “cabos armeiros” em Moçambique, terremoto no Chile e um sensacional Menino Neymar cortesia do tradutor virtual.
Fernando Pimentel disse:
Olá, gostaria de comentar a afirmação feita no menino Neymar honorífico, em que foi-se dito que quando duas placas tectônica se afastam (divergentes) não ocorrem terremotos, embora os terremotos sejam realmente mais comuns em placas que se chocam (convergentes) eles podem também ocorrer em placas que se afastam. Placas divergentes também não somem o oceano quando atuam elas simplesmente expõem o magma do manto a água que é rapidamente solidificado (caso que ocorre entre a placa sul-americana e a africana