Cancioneiro Maradoniano

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Felipe El Biglia de la Gente Dominguez

Diego Armando Maradona inspirou diversos compositores em suas músicas. O grande estandarte do cancioneiro maradoniano é a obra-prima do Potro Rodrigo. A canção epopeica La Mano de Dios trouxe novamente o Cuarteto – ritmo tropical da província de Cordoba – para as paradas de sucesso na Argentina no final dos anos 90.

https://www.youtube.com/watch?v=Xpe95RNdTfE

Uma letra sensível,  dentro de um ritmo dançante, faz da faixa de abertura do album homônimo La Mano de Dios o hino definitivo sobre El Diez e a predileta entre muitas por Dieguito. Em lembrança aos 15 anos do trágico acidente automobilístico que tirou a vida de Rodrigo, separamos as músicas mais conhecidas em tributo ao Pibe de Oro.

Rodrigo

Mullet, franja, cachecol, calça jeans apertada e topper nos pés, eis o visual que marca a febre rollinga na periferia de Buenos Aires, que foi impulsionada pelo sucesso da banda Ratones Paranoicos. Influenciado pelos Rolling Stones, quase sempre com belos riffsblues rock frenético, a banda liderada por Juanse chegou a liderança nas rádios, em 2000, com o tema Para Siempre. Convidados por Maradona para a sua festa de despedida em La Bombonera no ano seguinte, os Ratones fizeram esta belíssima versão do hit com uma lírica poesia maradoniana. “Quisiera ver a Diego para siempre, gambeteando por toda la eternidade….es verdade que Diego es lo mas grande que hay, es nuestra religion, nuestra identidade…”

Não foram apenas os Ratones Paranoicos que destilaram devoção maradoniana entre os rollingas. La 25, Viejas Locas, Los Gardelitos e Los Piojos seguiram com o boom na passagem do últimos século. Andres “Ciro” Martinez, líder de Los Piojos virou amigo pessoal de Diego. Uma amizade sintetizada com a homenagem na canção Maradó, que catapultou a banda com o lançamento do disco Tercer Arco de 1996.

Andrés Calamaro, um dos grandes compositores da sua geração, cujas canções seguem embalando as canchas do continente, também se rendeu ao Pelusa em seu disco duplo Honestidad Brutal. O ex frontman do histórico conjunto hispano-argentino Los Rodriguez também frequenta o círculo intímo de Maradona e nos presenteou com esse belo ska em homenagem ao Diego de la Gente: “Maradona no es una persona cualquiera. Es un hombre pegado a una pelota de cuero. Tiene el don celestial de tratar muy bien al balón”

O franco-espanhol Manu Chao nunca escondeu sua devoção por Maradona. Nos tempos de Mano Negra, banda que mesclava reggae, ska, hip hop, ritmos latinos e rock, a temática futbolera sempre esteve em voga ao lado de temas sociais e políticos, alcançando fama na França e demais países latinos na década de 1990. Mala Vida, Señor Matanza e principalmente Santa Maradona foram os grandes hits do conjunto que além de reverenciar a Diego eram fieis seguidores do Olympique de Marselha.

Já em sua carreira solo, Manu teve oportunidade de cantar La Vida es una Tombola – do álbum La Radiolina – para Maradona em uma das cenas finais do documentário sobre a vida do crack, produzido pelo diretor bósnio Emir Kusturica.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>