Central Cine Brasil: Os 12 do Cinefoot

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A sétima edição do Cinefoot acontece no Rio de Janeiro entre 19 e 24 de maio com 12 longas concorrendo ao prêmio de melhor filme de futebol no maior festival do tema no Brasil. Tem saga de clube italiano, biografia de ídolo britânico, de clube centenário, causos de ex-jogadores, uma emocionante história vinda da África e muito mais.

1. Uma Maravilhosa Época Falida (Dir. Mario Bucci, Itália) – Vencedor do Festival de Cinema de Futebol de Berlim, o 11mm, o filme conta daquelas histórias de futebol emocionantes: o Bari, clube italiano falido e num contexto de um futebol local envolvido em escândalos em torno de apostas, precisa mudar de nome e com um novo proprietário arranca na segunda divisão.

 

2. Gascoigne (Dir. Jane Preston, Grã-Bretanha) – O diretor ouve gente como José Mourinho e Wayne Rooney para falar do jogador e da figura Paul Gascoigne. Como resume a sinopse, um mergulho em seu psicológico, suas vulnerabilidades, seus medos, seus triunfos.

3) Paysandú 100 Anos de Payxão (Dir. Marco André e Gustavo Godinho, Brasil) – Com ídolos do próprio clube paraense e personalidades do futebol e do jornalismo esportivo, o documentário conta a história do Papão e, mais que isso, o celebra para quem duvida de sua grandeza. Entrevista com o diretor na Central 3, aqui.

4) Aspirantes (Dir. Ives Rosenfeld, Brasil) – A saga de um garoto que sonha em ser jogador ao tempo em que sua namorada fica grávida e o melhor amigo está a passos largos para se tornar profissional. Brasileiríssimo. Exibido no Festival do Rio de 2015.

5) Barba, Cabelo e Bigode (Lucio Branco, Brasil) – Futebol, música, política, tudo junto e misturado, com o tripé Afonsinho, Nei Conceicão e Paulo Cézar Caju. Histórias nos detalhes de uma conversa de boteco na Ilha de Paquetá. Aqui, matéria na Central 3 sobre o longa que está chegando aos cinemas: http://www.sarria.com.br/afonsinho/ (entrevista com o diretor na Central 3, aqui).

6) Miller & Friedreich – As Origens do País do Futebol (Dir. Luiz Ferraz, Brasil) – O próprio título já explica: Charles Miller e Arthur Friedreich retratados como o pioneiro e o primeiro craque no futebol paulistano do começo do século XX.

miller

7) Sunakaly (Dir. Bhojraj Bhat, Nepal) – Documentário sobre um time de futebol feminino em Mugu, no Nepal, e sua campanha até o campeonato nacional. Um filme sobre a paixão de uma menina pelo futebol que rodou diversos festivais de cinema pelo mundo.

8) Shooting for Socrates (Dir. James Erskine, Grã-Bretanha) – A trama se passa durante a Copa do Mundo de 1986, mais precisamente diante da campanha da Irlanda do Norte e de torcedores apaixonados pela seleção.

9) Eighteam (Dir. Juan Rodriguez-Briso, Espanha/Zâmbia) – Documentário sobre a volta por cima da seleção de futebol da Zâmbia depois de perder 18 jogadores num acidente de avião no Gabão, em 1993. Em 2012, a equipe venceu a Copa Africana de Nações depois de uma longa disputa por pênaltis: foram 18 cobranças.

10) O Filho de Deus (Dir. Mariano Fernández e Gaston Giród, Argentina) – Un western bíblico futbolero, na definição da sinopse. Mercenários dedicados a compra e venda de meninos nas ligas profissionais de grandes cidades, instalando um novo momento para o esporte.

11) O Futebol (Dir. Sergio Oksman, Brasil/Espanha) – Pai e filho se reencontram em São Paulo para passarem um mês juntos durante a Copa do Mundo de 2014. O resto é história. Acaba de vencer o Festival É Tudo Verdade. Resenha na Central 3, aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=ps258rKZVPA

12) Nossos Filhos (Dir. Juan Fernández Gebauer e Nicolás Suárez, Argentina) – Hugo, ex-jogador de futebol, hoje é taxista. Quando conhece Silvia e seu filho Julián, deseja levar o garoto ao clube onde jogava.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>