Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #329 Xi Jiping Visita Moscou

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O presidente da República Popular da China foi até a Rússia se encontrar com Vladimir Putin e nós repercutimos os principais tópicos deste encontro, assim como as últimas notícias da invasão russa à Ucrânia e também demos um giro pelo velho continente e uma volta pela bacia do Pacífico.

No mais, observamos o movimento das peças do sempre complicado tabuleiro do Oriente Médio, colocando em perspectiva histórica uma declaração racista do ministro de finanças de Israel.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

12 comentários em “Xadrez Verbal #329 Xi Jiping Visita Moscou”

  • Gabriel Oliveira disse:

    Gente, gostaria de pedir pra que vocês mandassem os parabéns a meu irmão caçula, Raffael Oliveira, mais uma primavera em 1º de abril (sério). Futuro historiador, na metade do curso, passou literalmente ANOS me indicando escutar Xadrez Verbal e hoje eu e ele todo sábado estamos com o celular pela casa ouvindo o programa.

  • Ygor Lazaro disse:

    Oi meus caros, eu não tenho nada a acrescentar mas gostaria de fazer um pedido. Ontem, sábado, 25 de março completou-se um mês do falecimento do meu querido pai. Ele foi a grande figura de inspiração para mim e para minha irmã Karina. Eu gostaria de um abraço de vocês na próxima edição, se fosse possível.

    Muito obrigado!

  • Débora Marques disse:

    Queria agradecer pela decisão de começarem a usar o nome Rei Carlos. Eu tinha o mesmo problema que o Matias e me desconcentrava toda vez que vocês diziam Rei Charles. Peço também um beijo pra minha amiga Aline, que finalmente se tornou ouvinte desse maravilhoso Podcast. Obrigada por tudo e parabéns pelo trabalho!

  • Cássio Bogdan disse:

    Salve Matias, salve Filipe! Como sempre o trabalho de vocês é sensacional, especialmente no que toca à cobertura das notícias de Israel e Palestina. Fiz meu trabalho de conclusão da graduação focado em construção de identidade nacional israelense a partir do uso das narrativas bíblicas, e estou pensando em continuar o assunto no mestrado. Vocês recomendam alguma leitura que possa somar em minha pesquisa? Aproveito e já deixo a sugestão do livro do Shlomo Sand, “A Invenção do Povo Judeu” e os outros da mesma série. Grandíssimo abraço!!

  • Marianna Sella disse:

    Vocês precisam ir pra Turquia e experimentar o suco de romã que eles vendem na rua, prensado na hora, é outra vida! Aliás toda a culinária turca é maravilhosa, amei inclusive ir nas feiras comprar frutas da estação.

  • Boa tarde!

    Quero deixar registrado aqui a minha indignação, pois não citaram nas efemérides o aniversário do maior de Minas (quem discordar é clubista!)!
    No dia 25 de Março foi aniversário de 115 anos do Clube Atlético Mineiro!

    Abraço e um beijo na mucosa do pulmão dos cês!

  • Felipe Coelho disse:

    Olá Matias,
    Olá Filipe

    Passando para parabenizar pela escolha da música de encerramento do último programa. Sou natural do DF e as músicas do DJ Jamaika fizeram parte da juventude de muita gente nas cidades satélites.

    Parabéns pelo programa e saudações diretamente da Basileia, CH.

    Abraços

  • Oi! Muito bom programa. É bom lembrar, sobre a Guerra do Tigray, que algumas estimativas colocam o número de civis que perderam a vida no conflito em 600 mil, número mencionado até por um mediador da União Africana. Se for assim, essa guerra seria a mais mortal integralmente no século XXI e com apenas 2 anos de duração. Gostaria de que falassem se esses números são confiáveis e se teria alguma chance do Presidente etíope ser penalizado judicialmente por eventuais violações, inclusive pela acusação de uso da fome como arma de guerra ou até por genocídio. Segundo consultei, o país não é signatário do Estatuto de Roma.

  • Vinícius Diniz disse:

    Olá meus caros clubistas!

    Gostaria apenas de parabenizar pelo trabalho de vocês que é minha companhia nas minhas idas e voltas para casa de Suzano até São Paulo onde sou professor de inglês, ainda sobre o episódio #236 com ótima participação do Augusto, a frase do Macron fez ele e o Mathias racharem o bico me fez rir também pois eu lembrei de uma mini série Francesa que costumava estar hospedada na locadora vermelha chama Au Service de la France ou A Very Secret Service que de um jeito muito cômico satirizava o período da França nos apartir dos anos 60 quando e o período de independência de algumas de suas colônias, deixo essa recomendação aí que provavelmente no momento deve estar disponível na locadora das Corrente de água muito rápida e violenta.

    Deixo um salve pro amigo e ouvindo carsughista Márcio Hasegava e pro nosso camarada em comum Caio Bellandi e todos do grupo CLUBISTÃO

  • José Carlos Junior disse:

    Saudações! Sobre o Oriente Médio: quando o Filipe falou que no árabe não tem a letra “P” eu lembrei na hora o motivo para aquele estereótipo do “brimo”, invés de falar “primo”. Inclusive no filme com o Adam Sandler, Zohan – o agente bom de corte, a dublagem PT-BR explora esse estereótipo. E eu lembrei agora do repertório com o Mohamad Alsaheb no qual ele pronuncia a letra “P” com som de “B”; imagino a dificuldade que os nossos irmãos do Oriente Médio têm para aprender alguma língua latina e outras que usam o “P” com frequência.
    Sobre as efemérides: as Ilhas Faroé (Feroé) possuem algo bom. Uma banda de Doom Metal chamada Hamferð (a pronúncia é Ramférd); o vocalista canta em feroês e alterna o vocal limpo com o gutural. Quem é chegado num som pesado, lento e com atmosfera triste, fica aí a dica.
    Um abraço!

  • Felipe Nunes disse:

    Caros, gostaria de parabenizar pelo bloco de China e Rússia. A profundidade da análise supera qualquer coisa que li na mídia brasileira. Novamente XV batendo recordes de qualidade

    Se puderem, mandem um abraço ao Thiago Viana e o pai dele (quem me converteram ao XV ) e ao Raul, que os ouve do Japão

  • João Pedro disse:

    Saudações Santistas! (Cidade e time)

    Gostaria que o Matias substituísse o “Breaking news” pelo idioma da notícia. Ficou excelente em russo!

    Se possível, um abraço para meu irmão Pedro Ycaro que é economista e ouvinte e para as ouvintes passivas Luise, Gil e Galva, namorada, mãe e avó.

    Obrigado pela qualidade de sempre, vocês são fodas!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>