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Cidade livre #07 – Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho e Kelly Fernandes

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Para debater possibilidades de financiamento de uma política de passe livre nos transportes, Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam com o engenheiro Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, do Instituto de Pesquisa Ecômica Aplicada (Ipea), e com a arquiteta e urbanista Kelly Fernandes, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Eles são os convidados do sétimo episódio da série especial Cidade livre, uma parceria do Guilhotina com a Fundação Rosa Luxemburgo (FRL). A questão sobre onde encontrar recursos para pagar a tarifa zero fica nítida quando se analisa  a distribuição atual do investimento público em mobilidade. A prioridade ao transporte individual motorizado é evidente, privilegiando as parcelas mais ricas da população e penalizando os trabalhadores, que arcam com quase todo o custo do transporte precário que utilizam. Carlos e Kelly analisam os fatores e consequências dessa injustiça, propõem alternativas para superá-la e projetam as consequências de sua aplicação. 

Links: Características da licitação do serviço de ônibus nas 12 capitais (https://idec.org.br/movedados/licitacao); Idec cobra aprovação de lei que pode reduzir lotação em ônibus (https://bit.ly/2UU6L9v); Conheça o transporte de Maricá, maior cidade a oferecer tarifa zero no País (https://bit.ly/3nS3Qe0); Tarifa Zero – Le Monde Diplomatique na TVT (https://bit.ly/3kZLyFy); Elasticidade-renda dos gastos das famílias metropolitanas brasileiras com transporte urbano e aquisição de veículos privados (https://bit.ly/3lYbmTW); Transformações e tendências recentes na regulação dos serviços de ônibus urbano no Brasil (https://bit.ly/35Vet9D); Desafios da mobilidade urbana no Brasil (https://bit.ly/2HuSsoT); e Custos dos acidentes de trânsito no Brasil: estimativa simplificada com base na atualização das pesquisas do Ipea sobre custos de acidentes nos aglomerados urbanos e rodovias (https://bit.ly/39a5YK3). 

Trilha: Rincon Sapiência, “Transporte Público”; e Beirut, “No no no”.

Ilustração: Rodrigo Corrêa. 

A série Cidade livre reúne em dez episódios vinte ativistas, pesquisadores e gestores públicos para discutir a mobilidade urbana à luz das publicações “Passe livre: as possibilidades da tarifa zero contra a distopia da uberização” (https://rosalux.org.br/passe-livre/) e “Tarifa zero: a cidade sem catracas” (https://rosalux.org.br/lancamento-do-livro-tarifa-zero-a-cidade-sem-catracas/), ambas da Autonomia Literária com a FRL. 

Esta publicação foi realizada com o apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e fundos do Ministério Federal para a Cooperação Econômica e de Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). O conteúdo da publicação é responsabilidade exclusiva do Le Monde Diplomatique Brasil e não representa necessariamente a posição da FRL. 

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