Xadrez Verbal

Especial Coronavírus #09

OUÇA O PODCAST

Nono programa sobre a Covid-19 com o biólogo e virologista Atila Iamarino para trazer uma perspectiva diferente ao noticiário internacional.

Aqui você terá, gratuitamente, as principais notícias sobre a pandemia e um estudo de caso sobre a Rússia, junto com as análises do que está (ou não) funcionando e quais as lições para o Brasil!

Posts Relacionados

2 comentários em “Especial Coronavírus #09”

  • Gabriela Leão de Mello Hernandez Matos disse:

    Muito #xatiada pq ninguém lembra do clássico da sessão da tarde com robôs descontrolados terroristas e um vilão interpretado pelo Gene Simmons: Runaway – Fora de Controle ao falar do robô de Singapura.

  • Lincoln Péricles disse:

    Capão Redondo – SP. Cineasta, 30 anos.
    Olá queridos! Nunca escrevi para vocês mas senti uma necessidade de dizer algumas coisas a partir desse último episódio especial da Covid-19.
    Primeiramente, quero dizer que acompanho o programa de vcs faz uma cota já, juntamente com o Fronteira invisíveis do futebol, e que são um instrumento mto poderoso de divulgar informação aqui na favela que moro, fazendo parte da grade de recomendações das atividades que realizamos tais como: cursinho popular, aulas de cinema e atividades físicas como Basquete e futebol.
    O que me estimulou a escrever essa mensagem foi principalmente por conta dos comentários do Átila nos últimos episódios, a respeito da repressão do estado com as pessoas na rua que fazem aglomeração. Sei que claramente foram parte de uma brincadeira, mas como ela se repetiu, percebi em mim um incômodo e refleti de onde vinha. Por isso quero colocar minha visão brevemente sobre isso, e de como tratar esse assunto em tom de brincadeira faz algo que é muito mais serio se tornar de certa forma “aceitável”, sendo que ao meu ver nóis teria que estar discutindo formas e soluções viáveis de comunicação e isolamento social sério, tais como o Átila está brilhantemente fazendo e salvando vidas. Uma situação que tem acontecido aqui na favela por exemplo, e que segundo outros parceiros, tem rolado em outras quebradas também, é que a violência policial aumentou drasticamente, e que aglomerações pequenas ou grandes tem sido tratada com uma violência extrema, encontrando apoio de muitas pessoas, e quando vídeos caem na rede social, pessoas de outra classe social só faltam aplaudir de pé. É uma violência muito marcada, direcionada a pessoas não brancas, pobres e com “certo tipo de comportamento não aceitável”, já que também observa-se muitas igrejas voltando ao funcionamento normal, aglomerando pessoas, e nesse ambiente por exemplo não se trata com a mesma violência. Penso que complexificar um pouco, ou ao menos não reproduzir comentários em que usar a força do estado contra pessoas seja simples ou aceitável, no Brasil, é não entender que essa violência vai se dar em sua imensa maioria justamente contra nóis, favelados, que ja estamos sofrendo com a Covid-19, com a falta de água e outras tantas deficiências do estado. A violência contra nóis é eficiente, e ela marca de uma forma que é tão dolorida que temo que nesse momento onde o governo do nosso país lava as mãos em sangue, essa violência só colabora pra encher esse balde de dor alheia em que pessoas irresponsáveis estão se banhando.
    Queria dar esse salve também, porque acompanho o Átila desde o começo do canal Nerdologia, que sempre foi um instrumento de passar conhecimento aqui na quebrada assim como o podcast de vcs. Agora, com a produção fantástica que vem fazendo, nos informando, fico emocionado de te dizer que mano, as pessoas da quebrada tão em peso acompanhando seu trampo e fico muito feliz de logo quando começou a fazer os vídeos sobre a Covid-19, ou o Nerdcast sobre o surgimento do virus, eu divulguei que nem loko nos nossos grupos e hoje posso afirmar seguramente que vc é a principal fonte de informação em mta quebrada ai Brasil a fora. Fico emocionado de verdade em saber que nóis tamo conseguindo acessar um conhecimento científico dessa forma, em que não nos sentimos inferiores ou burros. Vc é mto necessário Átila, mto obrigado. Por isso, me senti a vontade de escrever esse breve comentário dando esse salve, justamente porque os podcasts em conjunto ao Xadrez verbal sempre estão sendo divulgado e compartilhado entre os nossos, dando um respiro de informação, bom humor (apesar das piadinhas não tão incríveis do Felipe) e força de vida que dá ao ver a produção e qualidade do trampo de vcs três.
    Enfim, aproveitando o textão pra pedir que volte o fronteiras invisíveis, e se forem falar mais de basquete chama nóis aqui do Basquete e Autonomia (coletivo nosso da quebrada) pra trocar ideia com vcs sobre nossa dança e luta diária do dia a dia!
    Um grande abraço a todos!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>