Fronteiras Invisíveis do Futebol

Fronteiras Invisíveis do Futebol #72 Pérsia/Irã Pt.2

OUÇA O PODCAST

Partimos da dinastia dos Safávidas, passando pela hegemonia do xiismo e conflitos com otomanos e russos, até chegar ao século XX com a ascensão da família Pahlavi e a aproximação com o Ocidente.

Com a queda do xá Mohammad Reza, a partir da Revolução Islâmica (1979), há uma mudança radical na política interna e externa, com a proeminência dos aiatolás, que reflete no campeonato local, sendo interrompido durante o processo revolucionário e a Guerra com o Iraque (1980-88).

Posts Relacionados

7 comentários em “Fronteiras Invisíveis do Futebol #72 Pérsia/Irã Pt.2”

  • Roger Henrique disse:

    Queria deixar registrado que ouço o programa enquanto jogo FIFA 19 com a melhor banda de rap do mundo ao fundo: The Lonely Island.

  • Duas situações recentes na história do Irã mostram a relevância dessa nação em sua região e no mundo :
    – a treta com Salman Rushdie,
    – as revelações, em 2002, do desenvolvimento de armas nucleares .

    Abraço

    Luiz Wagner

  • EVANDRO ENDO disse:

    Matias e Filipe, vocês são incríveis. Bem-humorados e com muito conhecimento. Estou viciado no “Fronteiras”. E fiquei emocionado quando mencionaram o Roma Apucarana/PR no último episódio, minha cidade natal. Queria saber quando vocês farão um episódio sobre o PARANÁ, a Rússia Brasileira. Também mando um abraço para Lucas Mioto de Ariquemes/RO, que me indicou o programa, e também para meu amigo Nabil Beuron, de ascendência iraniana.

  • Eduardo de David disse:

    Olá Filipe e Matias, falo com tranquilidade, os melhores podcasters do Brasil! Quando ocorreu a tragédia (anunciada) do Museu Nacional, vcs fariam um Fronteiras sobre a seleção brasileira e suas relações com a política externa e imagem internacional do Brasil. No aguardo desse programa que – quem sabe – me inspire para um TCC na área (sou das Ciências Sociais). Muitíssimo obrigado por todo aprendizado que me proporcionaram nos programas de vcs, até!

  • Júlia Benfica disse:

    Filipe e Matias, cheguei a esse podcast através do Xadrez Verbal e quero dizer que o trabalho está incrível!
    Sou mestranda pela UFOP e pesquiso sobre mulheres durante a Revolução de 1979, infelizmente faltam bibliografias sobre o país em português, mas vou deixar algumas para quem tiver curiosidade de olhar depois.
    A Universidade de Cambridge produziu 7 volumes com o título “The Cambridge History of Iran”, da Antiguidade a modernidade, com vários historiadores maravilhosos.
    Além disso, bateu o orgulho em ser capixaba e saber que o Edinho fez sucesso em terras iranianas hahaha
    Parabéns pelo podcast!

  • David Leonardo disse:

    Salve Matias e Filipe! Mandem um abraço para minha esposa, Camila. “Descobri” podcasts por causa dela com o CabulosoCast, Covil de Livros e Mundo Freak, dentre outros. Em seguida, ela descobriu o Xadrez Verbal e o Fronteiras por minha causa.

    Por favor, falem de Alagoas no fronteiras e, obviamente, do time do povo: o CSA.

    Um ‘xêro’ no quinto metatarso do pé esquerdo! rsrsrs

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>