Fronteiras Invisíveis do Futebol

Fronteiras Invisíveis do Futebol #74 Camarões

OUÇA O PODCAST

Les Lions Indomptables 

Tentamos explicar um pouco da História desse país, que deveria ser a sede da Copa Africana de Nações em 2019. Deveria, mas não será, e você vai entender os motivos. Antes disso, vamos até as primeiras ocupações humanas no país e a origem do nome que, sim, tem ligação com o camarão.

Falamos do imperialismo alemão, da partilha do país entre franceses e britânicos, sua luta por independência e todos os presidentes do país desde 1960. Sim, todos! E, claro, tudo isso temperado pela trajetória futebolística do país africano, grande campeão das copas continentais e berço de grandes craques como Samuel Eto’o e o vovô Roger Milla.  

Posts Relacionados

8 comentários em “Fronteiras Invisíveis do Futebol #74 Camarões”

  • MARCOS AURELIO MAZO disse:

    Bom dia. Acabei de começar a ouvir (então não posso comentar ainda sobre o podcast), mas percebi que esse podcast está numerado como o número 75, sendo que o ultimo foi o 73. Perdi algum?

    Abraços e paz

  • Não sei se é culpa dos meus novos fones de camelô, mas a voz do Matias está especialmente bonita neste programa.
    Por favor, façam um Fronteiras sobre o Pará. Sou do grupo pouco amante do futebol, porém minha mãe e irmã são torcedoras patológicas do Clube do Remo e minha namorada é torcedora do Paysandu.

  • Alexis Petri Costa disse:

    Parabéns pela explicação terminológica e do contexto histórico dos termos imperialismo e colonialismo. Só aqui mesmo se acha esse tipo de sobriedade.

  • Lucca Piccirillo Duarte e Pimentel de Toledo disse:

    Reitero que João Goulart jogou de Lateral Direito pelo Internacional de Porto Alegre, mas, por ser boêmio, pegou uma doença venérea e acabou ficando manco, e abandonou a carreira de jogador.

    E parabéns Matias, já tinha escutado “Psico” “Cirilo” ‘Pisirico”, “Picciarello”, mas PICCIRILHO foi a primeira vez! HAHAHAHAHA! Grande abraço!

  • Programa fenomenal que escutei com minha namorada que é camaronesa. Informações extremamente precisas. Grande trabalho. Primeiro podcast de vocês que escuto e fui até procurar sobre o Congo, e nao é que fizeram na edição 25? Ahahahah , impressionante!

  • Vitor Vasconcelos disse:

    Outro episódio impecável. Sou da idade do Buffon e brincava de ser o N’kono nas peladas quando jogava no gol (aparentemente o Buffon brincava mais sério…) Ah, e Matias, desculpado pela pronúncia do Francês. E permita-me o comentário: ela é agradavelmente inusitada. É divertido ouvir, não se preocupe que não compromete. Forte abraço pra vocês e obrigado por mais um ótimo programa!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>