Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #39 – Eduardo Reina

OUÇA O PODCAST

A ditadura brasileira sequestrou ao menos dezenove bebês, crianças e adolescentes entre 1966 e 1974. Prática sistemática durante o regime militar argentino, o rapto de filhos e filhas de militantes políticos brasileiros é revelado no livro “Cativeiro sem fim” (http://bit.ly/cativeiro-sem-fim), do jornalista Eduardo Reina, que conversa com Bianca Pyl e Luís Brasilino neste episódio do Guilhotina. Lançada neste ano, a obra traz um relato detalhado de cada um dos dezenove casos, além dos depoimentos das seis vítimas que foram encontradas durante a reportagem. Na entrevista, os horrores cometidos por um regime exaltado pelo atual governo.

*Depoimentos ao final do episódio: Antonio Viana, Rosângela Serra Paraná e Juracy Bezerra de Oliveira, retirados do material de divulgação do livro e disponíveis em http://bit.ly/cativeirosemfim-trailer. *Obras citadas: Hugo Studart, “A lei da selva”, Geração Editorial, 2006 (http://bit.ly/leidaselva); e Taís Moraes e Eumano Silva, “Operação Araguaia: os arquivos secretos da guerrilha”, Geração Editorial, 2005 (http://bit.ly/operaçãoaraguaia).

*Trilha: Philip Glass “Metamorphosis Two”; e Tabaré e Yamandú Cardozo, “Soy”.

*E-mail: guilhotina@diplomatique.org.br.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>