Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #46 – Paulo Nogueira Batista Jr.

OUÇA O PODCAST

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam neste Guilhotina com o economista Paulo Nogueira Batista Jr., vice-presidente de 2015 a 2017 do Novo Banco de Desenvolvimento em Xangai (mais conhecido como Banco dos Brics) e diretor executivo no Fundo Monetário Internacional pelo Brasil e mais dez países entre 2007 e 2015. Ele está lançando o livro “O Brasil não cabe no quintal de ninguém: bastidores da vida de um economista brasileiro no FMI e nos Brics e outros textos sobre nacionalismo e nosso complexo de vira-latas” (http://bit.ly/brasil-quintal) em que revela detalhes de sua atuação nessas instituições.

No episódio, além de trazer algumas das histórias contadas no livro, Paulo destrincha os desafios que enfrentou e a resistência das potências ocidentais para conter o avanço da influência brasileira no cenário internacional e analisa o contraste desse período com a postura subserviente que o país adota na atualidade.

*Links:

Comparação Grécia e Argentina no Diplo (https://diplomatique.org.br/quando-a-grecia-se-chamava-argentina/).

Trilha:

Elis Regina, “Velha roupa colorida” (Belchior); e Jorge Ben Jor, “Eu vou torcer”.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>