Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #54 – Helena Silvestre

OUÇA O PODCAST

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a escritora, educadora, militante do movimento Luta Popular e editora da revista Amazonas Helena Silvestre. Em 2019, ela lançou, com apoio do Sarau do Binho e da revista Amazonas, o livro “Notas sobre a fome” (http://bit.ly/notas-sobre-a-fome), uma autoficção em que ela relata episódios da sua vida, desde a infância em uma favela do ABC Paulista à luta por moradia, e reflete a estrutura política do país, formas de transformá-la e o papel das organizações feministas e negras. Tudo permeado pelo trauma da fome nos tempos de crianças, a qual vai ganhando novos sentidos para além da falta de comida para sobreviver. Uma conversa sobre literatura, pobreza, desigualdade, religião, esquerda e o contato com as organizações e militantes de base, fonte inesgotável de otimismo em tempos opressores.

Links: Rede Brasil Atual, “Seguranças de supermercado em São Paulo torturam jovem com fios elétricos” (http://bit.ly/torturasupermercado); Isabelle Stengers, “A proposição cosmopolítica” (http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/145663); Sarau do Binho (https://www.facebook.com/SarauDoBinho/).

Trilha: Maria Bethânia, “Yáyá Massemba” (Capinam e Roberto Mendes); e Novos Baianos, “Mistério do planeta” (Antonio Pires e Luis Galvão).

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>