Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #70 – Winnie Bueno

OUÇA O PODCAST

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem Winnie Bueno, doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (UFRGS) e criadora da Winnieteca, um projeto que doa livros para pessoas negras. Recentemente ela lançou o livro “Imagens de controle – Um conceito do pensamento de Patricia Hill Collins” (Zouk, 2020 – https://bit.ly/imagensdecontrole), resultado de sua dissertação de mestrado em Direito. Conversamos sobre a trajetória da pensadora norte-americana, o conceito de imagens de controle e como elas atuam para estabelecer mecanismos de dominação sobre mulheres negras, fundindo opressões de gênero, raça, classe e sexualidade. Também falamos sobre as mobilizações antirracistas nos Estados Unidos e no Brasil e o projeto da Winnieteca.

*Links: Tem saída? Ensaios críticos sobre o Brasil (https://bit.ly/tem_saída); e II Simpósio Direitas Brasileiras (https://bit.ly/II_SimpósioDireitasBrasileiras). Trilha: Billie Holiday, “Strange fruit” (Lewis Allen); e Zudizilla, “Erro” (Zudizilla e Heron Francelino).

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>