Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #76 – Roberto Leher

OUÇA O PODCAST

Bianca Pyl e Luís Brasilino conversam o professor Roberto Leher sobre sua última obra, “Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública” (Expressão Popular/Rosa Luxemburgo, 2019 – https://bit.ly/livro-leher). Professor titular de Políticas Públicas em Educação e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFRJ e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, ele falou conosco sobre o apoio da universidade ao modelo de desenvolvimento em vigor do país desde a ditadura, o avanço da mercantilização do ensino com a ascensão do neoliberalismo – especialmente durante os governos petistas –, a ampliação e democratização do acesso durantes as gestões dos presidentes Lula e Dilma, o colapso dessa política conciliação e a ascensão conservadora a partir do golpe de 16. Reitor da UFRJ entre 2015 e 2019, Roberto ainda falou sobre a educação como arena preferencial de conflito do bolsonarismo, a materialização desse conceito em termos de política pública no governo atual e as perspectivas de uma resistência que enfrenta o desafio da fragmentação.

Links: Artigos de Roberto Leher no Diplo: ProUni (https://bit.ly/leher-prouni); governo Bolsonaro (https://bit.ly/leher-govbolsonaro); e Future-se (https://bit.ly/future-se1, https://bit.ly/future-se-2, https://bit.ly/future-se3).

Trilha: Teresa Cristina, “As forças da natureza” (João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro); e Nação Zumbi, “Novas auroras” (Dengue, Jorge du Peixe, Lúcio Maia e Pupilo).

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>