Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #78 – Charles Trocate

OUÇA O PODCAST

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o escritor, filósofo e educador popular Charles Trocate, autor com Tádzio Coelho do livro “Quando vier o silêncio: o problema mineral brasileiro” (Expressão Popular/Rosa Luxemburgo, 2019 – https://bit.ly/trocate). Membro da coordenação nacional do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Trocate faz uma análise conjuntura da exploração dos recursos naturais brasileiros, marcada recentemente por dois imensos desastres, os rompimentos das barragens da Vale em Mariana e Brumadinho. Ele localiza historicamente a posição do Brasil na divisão internacional do trabalho que, se não permaneceu a mesma nos últimos trezentos anos, exibe atualmente traços marcantes do período colonial. Conversamos ainda sobre os impactos socioambientais do crescimento da China e o boom das commodities, o atual período de pós-boom e suas consequências (como a intensificação da produção para compensar a queda dos preços e os riscos envolvidos), a perspectiva de novas tragédias e a atuação dos movimentos sociais na luta para colocar em prática um novo modelo de mineração.

*Links: https://bit.ly/reportagem-brasildefato; livro de Horacio Machado Aráoz (https://bit.ly/mineração-potosi); https://bit.ly/artigo-quemsãoosdonosdaVale; https://bit.ly/questão-mineral-no-brasil-v2.

Trilha: Milton Nascimento, “Ponta de “areia” (Fernando Brant/Milton Nascimento); e Mosaico de Ravena, “Belém, Pará, Brasil” (Edmar da Rocha).

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>