Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #87 Bruno Paes Manso

OUÇA O PODCAST

Bianca Pyl e Luís Brasilino entrevistam o jornalista Bruno Paes Manso, doutor em Ciência Política e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Ele está lançando pela editora Todavia o livro A república das milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro, em que conta a história das milícias do Rio de Janeiro e investiga até que ponto o fortalecimento desses grupos ajuda a entender a votação de Jair Bolsonaro em 2018, uma vitória ideológica dos paramilitares.

Conversamos sobre as origens da milícia nos grupos de extermínio atuantes na ditadura, a evolução dessas organizações (de justiceiros e achacadores ao controle de território), a falsa oposição entre milícia e tráfico, o impacto da CPI das Milícias no Rio de Janeiro, os assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes, a trajetória de Adriano da Nóbrega e Fabrício Queiroz e suas relações com a família Bolsonaro e as medidas pró-milícia adotadas pelo governo federal.

*Link: https://diplomatique.org.br/guilhotina-59-daniel-hirata/ 

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>