Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #88 – Marcos Nobre

OUÇA O PODCAST

Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem o filósofo Marcos Nobre, professor do Departamento de Filosofia da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Ele lançou neste ano pela editora Todavia o ensaio “Ponto final, a guerra de Bolsonaro contra a democracia” (https://todavialivros.com.br/livros/ponto-final), uma análise da conjuntura brasileira concentrada no projeto autoritário do governo federal. Conversamos sobre os motivos que levaram à eleição de Bolsonaro em 2018, o projeto do atual governo de destruição da democracia, a retórica antissistema e os problemas que ela coloca para a administração pública, as razões do negacionismo bolsonarista diante da pandemia, a resiliência da popularidade do presidente, a aliança com o Centrão e a defecção de Moro e os desafios da formação de uma ampla aliança para viabilizar o impeachment ou impedir a reeleição em 2022.

*Links: https://diplomatique.org.br/guilhotina-87-bruno-paes-manso/.

Trilha: Flor Gil e Gilberto Gil, “No norte da saudade” (Gilberto Gil, Moacyr de Albuquerque e Perinho Santana); e Caetano Veloso, Moreno Veloso, Tom Veloso e Zeca Veloso, “Tá escrito” (Xande de Pilares, Gilson Bernini e Carlinhos Madureira).

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>