Som das Torcidas

Na Bancada Live #11 Torcida Organizada

OUÇA O PODCAST

Três mestres da pesquisa sobre torcida organizada no Brasil chegam na nossa bancada falar sobre a atualidade, a história e o futuro dessas organizações tão peculiares.

🔎Rosana da Câmara Teixeira: antropóloga, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Pesquisa torcidas organizadas (Torcidas Jovens) no Rio de Janeiro desde os anos 1990. E a partir dos anos 2000 incluiu em sua agenda de estudos  os movimentos populares e barras e a criação de entidades torcedoras para lutar por direitos. Publica trabalhos nas áreas de antropologia urbana e educação.

🔎Bernardo Buarque de Hollanda: desde o início dos anos 2000 se debruça sobre a formação histórica das torcidas organizadas e uniformizadas no Brasil. Professor da Escola de Ciências Sociais (FGV-CPDOC), sua agenda de pesquisa compreende a história social do futebol e a história social da literatura no país.

🔎Luiz Henrique de Toledo: antropólogo, leciona e pesquisa comportamento torcedor desde os anos 1990. Professor pesquisador da Universidade Federal de São Carlos e publica trabalhos nas áreas da antropologia urbana e antropologia das práticas esportivas.

Esta live foi realizada em 12/06 e é um complemento da anterior (“O Bagulho é Torcida“), na qual conversamos com membros de TO’s.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>