Narrativas

Narrativas #13 Feiras e eventos literários

OUÇA O PODCAST

O mercado editorial tem vivido um aumento no seu calendário de eventos. Feiras de publicações independentes, encontros organizados por editoras, festas internacionais, sem contar com as já tradicionais bienais e salões do livro. O leitor, que antes apenas comprava seus livros nas grandes redes de livrarias, hoje quer estar próximo de seus escritores preferidos e participar mais desse universo. 

Feiras e eventos literários são temas do novo episódio do Narrativas, o podcast da CARAMBAIA. Com a participação de Cecilia Arbolave, Mauro Munhoz e Rita Mattar.

Cecilia Arbolave é jornalista argentina. É sócia da editora Lote 42 que produz, com João Varella, as feiras Miolo(s), na Biblioteca Mário de Andrade, Tinta Fresca, no Espaço Cultural Porto Seguro, e Printa-feira, no Sesc 24 de Maio, todas voltadas para impressos e publicações independentes.

Mauro Munhoz é o fundador da maior festa literária do país, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Criada em 2003, a festa já trouxe autores mundialmente conhecidos, como Amos Oz, Jhumpa Lahiri, Margaret Atwood, Emmanuel Carrère, entre outros. No bate-papo, gravado em São Paulo, no estúdio da Central3, Mauro fala sobre a importância do festival no espaço urbano e como contribuiu para a melhoria da infraestrutura da cidade. A Flip é um berço de novos eventos; tanto é que a programação paralela, que acontece simultaneamente ao festival, tem crescido significativamente nos últimos anos. 

Rita Mattar é editora e foi responsável pela venda do catálogo brasileiro da Companhia das Letras no exterior. Atualmente é editora do selo Três Estrelas, parte do Grupo Folha, e trabalha com aquisição de direitos e prospecção de conteúdo para a produtora de cinema RT Features. Rita traz para a conversa sua experiência em feiras de vendas de direitos autorais. As feiras de Londres e Frankfurt, as principais desse calendário, têm dividido espaço com novos encontros internacionais como os de Guadalajara e Buenos Aires. 

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>