Narrativas

Narrativas #14 Literatura e Cinema

OUÇA O PODCAST

O livro é sempre melhor que o filme? É com essa provocação que Fabiano Curi, editor da CARAMBAIA, começa a conversa com Marina Person e Sérgio Rizzo sobre literatura e cinema no episódio 14 do Narrativas, o podcast da CARAMBAIA.

As adaptações de livros para o cinema costumam gerar bastante discussão. Alguns diretores não estão preocupados em transpor para as telas a história tal e qual está no livro. Querem dar a sua interpretação para aquele romance, construindo situações que não estavam no imaginário do leitor. Por outro lado, há diretores buscam estar o mais próximo possível ser o mais fiel possível ao texto, até por uma certa reverência ao escritor.

Passando pelo cinema nacional, adaptações dos grandes clássicos, autores contemporâneos até filmes de super-heróis, o novo episódio foi gravado em 6 de maio, em São Paulo, no estúdio da Central3. Sérgio Rizzo é um dos principais críticos de cinema do país. Escreve para os jornais O Globo e Folha de S.Paulo, além de publicações na área de educação. Faz parte dos comitês de seleção do festival É Tudo Verdade e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. E seus textos podem ser lidos em coletâneas e catálogos de mostras e retrospectivas dedicadas a grandes cineastas.

Além de ter trabalhado na MTV e TV Cultura como apresentadora, Marina Person dirigiu um documentário sobre seu pai, o também cineasta Luís Sérgio Person. E, em 2015, filmou sua primeira ficção, Califórnia. Atualmente apresenta Cinedrops na rádio Eldorado, boletins diários que falam de música e cinema, e o programa Magazine com The New York Times, no canal Arte1.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>