O Quadro Negro

Quadro Negro #17 Rumos da Geografia na BNCC

OUÇA O PODCAST

Esta edição inicia uma série de reflexões mais específicas que o podcast visa fazer sobre as matérias dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir da crítica geral que fizemos no nosso sétimo episódio com Fernando Cássio.

E pra começar a reflexão, diretamente de Jardim, a capital do sudoeste sul matogrossense, conversamos com a professora e pesquisadora da UEMS, Priscilla Silva, a Pantaneira que não está no Pantanal.

Ela contribuiu de maneira certeira sobre os rumos da Geografia na BNCC. Já que a Base visa tirar a criticidade das matérias, apostilando os conhecimentos e tirando seu caráter reflexivo, Priscilla discutou como isso tem um efeito alienante tanto no ensino escolar, fundamental e médio, quanto no ensino universitário – a própria formação acadêmica sofre ataques com a reformulação da abordagem pedagógica proposta na BNCC.

Além de tudo isso, ela ainda nos brindou com uma rápida e linda explicação sobre a música Trem do Pantanal, interpretada por Almir Sater, que encerra o programa.

=====================================

Email: oquadronegropodcast@gmail.com

Twiter do podcast

DICAS

Podcast Desobediência Sonora sobre Elisse Reclus

Podcast Professores Contra o Escola Sem Partido

O sistema educacional dos EUA

Twitter da convidada

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>