Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #184 Sri Lanka

OUÇA O PODCAST

Domingo de Páscoa sangrento no Sri Lanka, com centenas de mortos após uma série de atentados sincronizados. O que aconteceu, quem é o culpado, qual o contexto político do país e o que podemos aprender e debater com esse trágico evento?

Fomos até Vladivostok, para a cúpula entre Kim Jong-un e Vladimir Putin, com alfinetadas aos EUA. Também passamos pelo Oriente Médio, antes de cruzar o Mar Negro em direção à Europa, onde a Ucrânia tem um novo presidente, a Espanha enfrentará eleições e outras notícias do Velho Mundo.

Posts Relacionados

14 comentários em “Xadrez Verbal #184 Sri Lanka”

  • Milton Jorge disse:

    Para quem quiser ouvir o grande Bruno Aleixo, Renato Alexandre e Busto sobre a Ucrânia https://www.rtp.pt/play/p510/

    Um humorista? Não me admira. A Ucrânia parece o Brasil da Europa. Brasil é que é sempre super homem, homem aranha, palhaços, Wolverine, Hulk, papai Noel, papai smurf, Jardel, Alexandre Frota, Roberto Leal…”

  • José Carlos Junior disse:

    Vocês falaram no Match sobre ter presidente formado em História e tal. O ex-candidato à presidência do Brasil, Álvaro Dias, é formado em História. Porém, não sei se ele já exerceu a profissão de professor, não encontrei nada a respeito.
    Fica aí a título de curiosidade essa informação. Abraço!

  • Alexandre Pesavento disse:

    Gente,no próximo programa, mandem um feliz aniversário pra minha mãe, Heloisa, que completou 66 anos no último dia 25/04. Data que só lembro por causa da Revolução dos Cravos rsrsrsrs

    P.s: Matias, Pesavento é um sobrenome adotado, não tenho nenhum parentesco com a professora citada à alguns programas atrás. Abraços!

  • Luís Felipe Gonçalves disse:

    Filipe e Matias sobre o Zelensky, queria comentar um detalhe que eu não sabia sobre ele que o canal aonde a série dele era exibida, era de propriedade de um dos oligarcas mais poderosos da Ucrânia, Ihor Kolomynski, judeu por sinal, que detém 70% das ações do canal um inimigo recorrente do governo Poroshenko, não que eu ache Poroshenko uma flor que se cheire, mais é um detalhe interessante que eu vi no Canal CaspianReport no YouTube, que por sinal eu recomendo, além do VisualPolitik. E por favor convidem o Marcelo Rios do Hoje no Mundo Militar. Abraços.

  • Bernardo Silva disse:

    Filipe, você disse que a capital do Sri Lanka seria Colombo, porém ela não é mais desde 1982 quando os prédios administrativos do governo foram transferidos para Sri Jayawardenepura Kotte (Kotte para os mais íntimos), uma cidade na região metropolitana de Colombo, antiga capital.

  • Igor d'Angelis disse:

    Olá meu caros,

    sou ouvinte de vocês há quase 2 anos e não perdi um programa desde que comecei a ouvir o Xadrez Verbal. Parabéns pela qualidade do programa e obrigado pelo conteúdo tão informativo.

    Eu resido em Lisboa (tô terminando meu doutorado em Ecologia Humana por aqui) e quanto ao que vocês comentaram sobre a Ucrânia ser um país com grande fluxo de emigrantes, eu fiquei surpreso quando vim morar em Portugal e descobri que a 3ª maior nacionalidade de imigrantes residentes aqui são os ucranianos, atrás dos brasileiros (1º) e cabo-verdianos (2º) (dados de 2016). Todos os ucranianos que tenho encontrado por aqui são sempre muito simpáticos. Inclusive, um dos meus restaurantes preferidos aqui é um vegetariano (e eu nem sou) de Ucranianos com pratos e sobremesas maravilhosas e, justamente, pra exemplificar o que vocês disseram sobre a relação dos Ucranianos com a Rússia, a cerveja vendida por eles leva o nome do rio Don. Só não consigo dizer se ela é ucraniana ou russa. Mas se for russa, o fato de a venderem lá exemplifica na mesma, assim como se for ucraniana, o fato de ter o nome de um rio russo, também hahahah…

    No dia que passarem por Lisboa, recomendo o restaurante. Chama-se Oasis e fica perto da fundação Calouste Gulbenkian, que também vale uma visita.

    Abraços!!

  • Anderson Nicolau disse:

    O clubismo de vocês os impediu de mencionar as homenagens do Corinthians para com o Torino… A primeira em amistoso contra contra a Portugues-SP, onde o Timão disputou a partida vestindo as tradicionais camisas grenás do Torino e em 2011, no uniforme também grená.

  • Denise Lícia (Boni de Oliveira Gasparini) disse:

    Sou professora de Relações Internacionais e virei fã de vocês depois que meus alunos me indicaram o podcast!
    Fiquei viciada!!! O legal é que vira e mexe vocês citam um pessoal da minha época de faculdade, fiz PUC e FFLCH simultaneamente…
    Rsrsrsrs
    Queria aproveitar e mandar um beijo para meus alunos e seus ouvintes, o pessoal de RI da Esamc Sorocaba.

  • Alexis Petri Costa disse:

    Filipe, Matias, achei um tempo para fazer um pequeno survey sobre a questão entre a França e os blocos do Franco CFA. Saiu alguns episódios defasado, bem na hora que o Luigi di Maio acerta uma, mas espero que agregue à discussão. Link: http://bit.ly/FGV_Invest22
    Como sempre, parabéns pelo programa. Abs

  • Olá Matias, eu amei a recomendação final do Lobo Solitário, até como uma espécie de homenagem ao Kazuo Koike. Eu não consigo compará-lo a Dragon Ball porque são histórias tão diferentes entre si, mas com certeza eu prefiro muito mais Lobo Solitário (E eu não gosto tanto de Dragon Ball também).

    Lobo Solitário com certeza foi uma das obras mais influentes para a criação daquilo que conhecemos como mangá hoje, junto com as obras do Osamu Tezuka, principalmente pela forma magnífica como a história era contada e extremamente bem ilustrada pelo Goseki Kojima. Parece que você está conseguindo ver os personagens em movimento enquanto lê o quadrinho. Ele recebeu inúmeras adaptações a filmes, principalmente lá na década de 70, e algumas delas são até legais se você apreciar filmes antigos. Também tem várias referências ao Itto Ogami e seu filho, sendo que a qual eu mais lembro é a aparição deles em um flashback do Samurai Jack.

    Enfim, um abraço você Matias e também ao Filipe!

  • Anderson Henrique Zotto Tejero da Silva disse:

    Graças ao Match, eu não consigo mais ouvir War Pigs sem imaginar que vá aparecer uma voz gritando Match em algum momento da música.

  • Guilherme Padilha disse:

    Olhem o rebranding promovido pelo governo do Odebrechtquistão! Falam até de uma tal de ética. Deve significar alguma outra coisa em Odebrechtanês.

    https://youtu.be/aUPuwVsmT8E

    E mandem um beijo pra minha esposa Fabíola que sempre aguarda o programa sair ansiosamente comigo aqui em Toronto! Em uma cidade onde 45% da população é composta de estrangeiros, ajuda muito a puxar assunto!
    Um abraço!

    (P.S.: Tentei comentar antes mas como não apareceu o comentário não sei se foi)

  • Lucas Durigan disse:

    Oi gente,

    Sobre a efeméride do Da Vinci, lembrei que em alguns jogos da série Assassin’s Creed se utiliza, em certas fases, os inventos do Da Vinci. Dá pra jogar inclusive com o “tanque” e a “máquina voadora”. É bem divertido!

    Abraço e bom trabalho!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>