Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #196 – 54ª Cúpúla do MERCOSUL

OUÇA O PODCAST

Depois de cinco horas dos especiais sobre o acordo entre MERCOSUL e União Europeia – Parte 1 e 2 – repercutimos a última cúpula do Bloco, realizada na cidade argentina de Santa Fé, e o que pode ser acordado, as propostas, as gafes e os documentos que saíram do encontro. Também giramos pela nossa vizinhança, com mais desdobramentos da possível nomeação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA, o projeto de uma Usina Nuclear com tecnologia russa na Bolívia e novas leis progressistas no Chile e Uruguai.

Também viajamos pelo Oriente Médio, prestando atenção aos navios e petroleiros no Golfo Pérsico, assunto que está em outros blocos, incluindo um documento sobre navios iranianos esperando abastecimento na costa brasileira.

Por fim, passamos pelo restante da Ásia e Oceania, com notícias sobre Coreia do Sul, Índia, Japão e pinguins na Nova Zelândia.

Posts Relacionados

5 comentários em “Xadrez Verbal #196 – 54ª Cúpúla do MERCOSUL”

  • Ronald Fonseca disse:

    Sou professor de História da rede pública em Cachoeiras de Macacu, no interior do Rio de Janeiro, e ouço tanto o Fronteiras Invisíveis como o Xadrez Verbal no caminho para o trabalho. Em uma estrada de terra, cercado por plantações de mandioca, milho, goiaba, etc. Me tornei ouvinte por uma indicação de um aluno e é muito bom ouvir notícias sobre o mundo e adquirir mais conhecimento neste trajeto isolado de uma cidade pequena e com o salário atrasado (a vida dos professores não está facil)
    Gostaria de agradecer pelo trabalho incrível, vocês são uma companhia de altíssimo nível. E pedir que mandem um abraço para os ouvintes desta pequena cidade, e para minha namorada Kamila, que insiste que eu ouça de fone, quando eu luto pela liberdade auditiva rsrs.

    Um forte abraço para vocês

  • Luísa Guimarães disse:

    Sou graduada em RI pela USP e meus amigos Jefferson e Cristiano que me indicaram o programa (por favor manda um abraço pra eles!). Ouço o programa desde o ano passado e agradeço sempre por existir um programa tão bem feito, completo, preciso e excelente que fale sobre política internacional. Cada vez que vocês falam de Lin Manuel Miranda eu tenho vontade de dar um beijo na bochecha de vocês. Esse homem é um gênio e vocês falando de Hamilton (e Mary Poppins Returns) no outro episódio, e neste destacando o papel dele como ativista político em Porto Rico (o twitter dele é uma excelente fonte de informação sobre a ilha), deixam meu coração quentinho. Continuem com o excelente trabalho sempre <3
    PS: Sou de São Paulo, como faz pra visitar o estúdio?

  • Cesar Leite disse:

    Me surpreendeu que nas efemérides, quando foi mencionado o Rei Afonso Henriques o Matias não mencionou que o mesmo ilustra o escudo do time da cidade onde “nasceu” Portugal, o Vitória de Guimarães. No estádio deles até tem uma bela estátua dessa ilustre figura historica. Praticamente uma “estátua do Bellini” lá deles.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>