Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #202 Parliamexit

OUÇA O PODCAST

Repercutimos a 45ª cúpula do G7, em Biarritz, e de lá giramos pelos resto da Europa, onde Giuseppe Conte voltou a ser o premiê italiano, com a formação de uma coalizão entre o Movimento 5 Estrelas e o Partido Democrático, e criticamos a polêmica e autoritária decisão de Boris Johnson de suspender o Parlamento britânico por cinco semanas, durante as negociações do Brexit.

Também demos um pião pela nossa quebra latino-americana, para falar novamente da Amazônia e da crise de relações entre Brasil e França, que sobrou até para uma marca de caneta francesa. Por fim, fomos até a Argentina, onde o governo declarou moratória de sua dívida com o Fundo Monetário Internacional e retomamos os desdobramentos do caso Itaipu.

Posts Relacionados

2 comentários em “Xadrez Verbal #202 Parliamexit”

  • Felipe Nunes disse:

    Caros, primeiramente muito parabéns, novamente, pelo podcast de altíssima qualidade. Meu nome é Felipe (na grafia errada) e me tornei um ouvinte assíduo recentemente após conversão realizada pelo Thiago Cano. Se puderem mandar um abraço para ele…

    Apenas um detalhe sobre seu comentário sobre o Congo Belga. Apesar de muitas pessoas acharem isso, esse período mais tenebroso da colonização do Congo NÃO foi feito pelo governo belga e sim por uma associação privada que era de propriedade do rei constitucionalista da Bélgica, o Leopoldo II. Isto tornava o Congo uma colônia “pessoal” e não estatal. Foi nesse período que ocorreram as atrocidades mais famosas, como o comércio de mãos de trabalhadores, entre outros acontecimentos horríveis. O governo Belga só se tornou colonizador oficial em 1908, quando o governo tomou a colônia por intensa pressão diplomática externa, após inúmeras denúncias sobre estas atrocidades.

    Fato curioso é que durante este período mais sombrio, o escritor Joseph Conrad visitou o Congo e, aterrorizado, escreveu um de seus melhores romances: “Heart of Darkness”, que foi adaptado às telas no contexto da guerra do Vietnã com o filme “Apocalipse Now”. Um combo de peças de arte que eu não consigo recomendar o suficiente.

  • Leonardo da Silveira disse:

    Prezados,
    Parabens por mais um programa de alta qualidade!

    Meu nome e’ Leonardo da Silveira e sou ouvinte do Xadrez Verbal. Escrevo direto de Sana’a para agradece-los; trabalho na operacao do Programa Mundial de Alimentos, agencia da ONU responsavel pelo combate a fome no pais, e escutar o podcast tem sido importante de ver alguem na midia repercutindo os fatos na regiao e me ajuda a compreender a complexidade das operacoes por aqui. Estou de partida para Aden na proxima semana se as condicoes de seguranca permitirem e gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir a ajuda de voces: deixem um beijo para minha esposa Gabriela Dutra, que me apresentou ao canal e com a qual celebro bodas de algodao no dia 9 de setembro. Ela tem sido meu apoio incondicional ao longo desses anos entre missoes humanitarias e educar nosso felino Kiwi. Obrigado meus caros, ate o proximo crepusculo!

    Abs,
    Leo

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>