Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #203 Parliament Payback

OUÇA O PODCAST

Giramos pela Zona do Euro, onde foi oficializado o novo governo italiano, com a formação de uma coalizão entre o 5 Estrelas e o Partido Democrático. Também falamos das eleições regionais na Alemanha e de estátuas gregas.

Cruzamos o canal da Mancha e fomos até Londres, onde Boris Johnson está pagando o preço de suspender o Parlamento britânico durante as negociações do Brexit, sofrendo derrotas e debandada de seu partido.

Também repercutimos as últimas notícias do complicado tabuleiro do Oriente Médio, do acordo nuclear com o Irã, passando pelas eleições em Israel e as possíveis compras de armas pela Turquia.

Posts Relacionados

19 comentários em “Xadrez Verbal #203 Parliament Payback”

  • Tiago Valentim Georgette disse:

    Por conta do feriado e por trabalhar e estudar de sábado, é a primeira vez em mais de ano que consigo iniciar e terminar numa tacada só o programa Xadrez Verbal, que acompanho ininterruptamente desde 2017 quando fui convertido pelo amigo Rafael Martinati.

    Quero aproveitar para mandar um abraço para minha “conje” e também historiadora Graziela que virou fã tanto do Xadrez Verbal e Fronteiras Invisíveis…

    Ouvi o programa “concorrente” do canal de TV que trata de assuntos internacionais e também sai às sextas-feira. Vocês são muito mais completo e destrincham o assunto com mais profundidade e informações. Já aquele programa, tem sido legal, mas tem o problema de muitos programas da Globo News, onde muitos intelectuais “jogam” muitas informações na mesa sem o interesse de explicar e nem de conectar, o que acaba enfraquecendo muito o entendimento.

    O reinado do Matias e Filipe permanece na podosfera… Parabéns!

    Tiago Georgette
    Limeira, SP.

  • Queria deixar um abraço aqui pra vocês do Xadrez e dizer que gostaria que o programa fosse mais longo. Por um Xadrez de 8h!!! Uni-vos viciados no Xadrez.
    Mandem um beijo para minha esposa Bruna. Estamos morando em Kuala Lumpur, na Malásia e o xadrez da boas conversas nos jantares aqui em casa!
    Obrigado e um beijo no rádio de vocês!

  • Nunca imaginei que vcs fariam um desserviço deste tamanho ao país, ao dar voz a quem diz que nos somos de alguma forma culpado pelo que acontece por suposto uso de armas vendidas ao exterior(pois outros paises venderam o mesmo tipo de bombas de racismo), não estamos nem entre 20 países que mais exportão armas pesadas (que é o material de guerra mesmo, sem contar armas leves geralmente de uso civi), e quanto aos países citados se fizerem um busca as cifras citadas são insegnificantes da compra de material belico dos ditos países e advinhem de quem eles mais compram armas? Dos membros permanentes da ONU. A industria de defesa nacional quase não consegue sobreviver e ai se inicia um campanha para difama-la apenas por causa da mudança de orientação do governo.

  • Algo que talvez o Bolsonaro, que tem apenas um verniz mal feito de democrata, deve ter esquecido, é que no Chile, diferente do Brasil, houve a eleição LEGAL e DEMOCRÁTICA de um socialista. Então o Pinochet não tava salvando ninguém, na verdade estava condenando.

  • Luís Eduardo disse:

    Parabéns pelo ótimo trabalho!!

    Complementando sobre a série da Batwoman, ela não é uma série do serviço de streaming da DC (ainda, por que a Warner/DC estão mais perdidas do que o Reino Unido no Brexit, então tudo é possível) mas de uma parceria entre a Warner/DC com o canal CW, que também passa as séries do arqueiro verde (Arrow), The Flash, Legends of Tomorrow e Supergirl. E como curiosidade a atriz que vai interpretar a heroína, Ruby Rose (abertamente homossexual), foi alvo de haters e teve que apagar o Twitter; detalhe, o pessoal estava enchendo o saco dela pois queriam alguém homossexual no papel, sem saber que ela é, isso mostra o ódio que infelizmente se alastra pelo mundo (fontes:https://www.omelete.com.br/series-tv/batwoman-ruby-rose-deleta-twitter-apos-receber-comentarios-toxicos ;
    https://legiaodosherois.uol.com.br/2019/batwoman-atriz-que-interpreta-a-heroina-na-tv-fala-sobre-criticas-dos-fas.html ).
    Ainda sobre a homossexualidade nas HQs o site legião dos heróis fez uma lista muito boa para quem quiser saber sobre mais personagens (https://legiaodosherois.uol.com.br/lista/10-super-herois-que-sao-homossexuais-e-voce-nao-sabia-2.html).

  • Evandro Souza Bispo disse:

    E aí pessoal, estou Feliz pela prorrogação da mais longa novela britânica de alcance mundial! Também gostaria de comentar que tenho ouvido o programa em 1,2 (me julguem!) e isso deixou a música final do Cortato muito acelerada, punk rock lado B total / recomendo!

  • Jonatas Lima disse:

    Olá, ainda sobre o xadrez #202. Sou Jonatas Lima e fiquei muito feliz com o comentário sobre o glorioso Visão Vermelha F&C. O Visão é o time do curso de História da UFV(universidade federal de Viçosa) que existe desde 2001 e possui atuações memoráveis nos ENEHs ( encontro nacional dos estudantes de história) ao redor do Brasil, com destaque para os ENEHs de 2008 e 2010 em São João del Rey e Fortaleza. Gostaria de mandar um abraço aos visionários que também escutam o xadrez verbal como nosso amigo João Jeferson vulgo Jony e ao próprio Erick Monteiro (vulgo carioca, que tem esta alcunha mesmo sendo do Espírito Santo) que enviou a mensagem. Os senhores como cursaram história adorariam presenciar o clássico das equipes de história da UFV Visão Vermelha Futebol e Cannabis x Chupa Deus Seita Atlética. Um abraço a vocês e parábens por este podcast maravilhoso.

  • Gabriel Gonzalez disse:

    Wena Mati y Filipe.

    Queria compartir algo sobre que paso
    Mi familia muy provavelmente fez parte desses 2% citados pelo Filipe. Hoje em dia é impressionante ver a cara de algumas pessoas cuando digo que minha familia veio para o Brasil por conta de que passávamos fome e meus país não tinham emprego em plena ditadura pinochet, a maioria fica espantada e muitas tentam defender o indefensável, igual al aweonao cullao del presidente de Brasil.
    Gente, não custa mucho para entender o que ocorreu, pesquisem, leiam é o que eu sempre digo, pero sempre haverá aqueles que passam o pano, pero eles nunca se manifestarão libremente, como dissem los cabros del Lado B do Rio, los que defendem perdem los dientes e en Chile, ya vi muchos perdiendo los dientes.

    PS. No comento mucho porque a las veces pienso que soy muito chato… jejeje Pero no me perco uno!

  • Existe algum Xadrez Verbal que posicione os antigos Tories e Whigs no atual parlamento britânico? Desde já agradeço pela atenção e aproveito para parabenizar os autores pelo trabalho.

  • Johnson foi muito amador na jogada. Se quiemou demais com isso. Foi como tirar o brinquedo de uma criança que se comportou mal.

    Quem votou pelo Brexit não tinha ideia da encrenca que seria sair do bloco. E quando vejo brasileiros falando que o Brasil deveria sair do Mercosul fico com uma vergonha enorme.

  • Rodrigo Monteiro Teixeira disse:

    Olá! Primeiro de tudo parabéns pelo programa, acompanho há mais de 2 anos. Queria mandar um abraço para vocês e também para meu amigo André Zamora, que hoje mora na NZ, mas foi o responsável por me fazer ouvir o díptico (essa é pro Mathias) Xadrez e Fronteiras! Continuem esse baita trabalho!

  • Olá! Mais uma vez eu aqui, o autoentitulado maior fã de kpop ouvinte do XVzão.
    Obrigado por iluminar mais uma semana dessa densa jornada com noticias e análises que nos deixam tão entretidos!
    Sobre a recomendação de Batwoman, um caso interessantíssimo sobre o quadrinho é que em 2013, ainda no desenvolvimento do personagem atual que ela é, houve uma polêmica envolvendo higher-ups da própria DC Comics, levando à demissão dos autores, e que orbitava decisões como a própria sexualidade da heroína.
    Segue um trecho da publicação que encontrei no huffpost:
    “In recent months, DC has asked us to alter or completely discard many long-standing storylines in ways that we feel compromise the character and the series,” they wrote. “We were told to ditch plans for Killer Croc’s origins; forced to drastically alter the original ending of our current arc, which would have defined Batwoman’s heroic future in bold new ways; and, most crushingly, prohibited from ever showing Kate and Maggie actually getting married. All of these editorial decisions came at the last minute, and always after a year or more of planning and plotting on our end.”

    Lembro nitidamente desse episódio lamentável pois foi o que me desanimou na época em prosseguir lendo HQs no geral. Inclusive nem procurei no que deu a “treta”. A perda de interesse foi grande.

    Um abraço e um beijo no rádio de todos os Orbits ouvindo o programa, e fiquem na paz meus amados.

  • Danilo Mercês disse:

    Adoro o programa, escuto sempre nos ônibus indo para a faculdade em Belém. Obrigado pelas informações!

    Ps.: Matias, parabéns pelas piadinhas

  • Pedro Ferro Da Costa disse:

    viajei pro Peru escutando o xadrez e o fronteiras comentei com amigos fiz sobre sendero luminoso mesmo os de esquerda não gostam do movimento inclusive comenta sobre morte da líder comunitária afro-peruana maria elena moyano por discordar do assassinato de membros do governo que ajudava com leite da comunidades carente.
    foi morta na frente dos filhos a tiros depois dinamitada ela era ativista de direitos humanos e direitos das mulheres e e também criticava o próprio governo.

  • Daniel Richter Reimer disse:

    Ola! Parabéns pelo programa, escuto há uns dois anos mantendo a louça limpa, mas hj, como pessoa nascida em Bielefeld, queria dizer que eh uma calúnia essa teoria da conspiração, risos.
    Ela eh na verdade bem parecida com a Igreja do Monstro do Spaghetti Voador, a intenção era ridicularizar as teorias de conspiração mas acabou pegando.

    Aliás, Bielefeld ficou bastante em foco essa semana por conta de um ataque a uma excursão de crianças na estação ferroviária por motivos racistas.

    Um grande abraço e continuem com o bom trabalho, também no Fronteiras!

  • Edgar Massaaki Egawa disse:

    Em um contexto político no qual a esposa do Lula foi alvo de piadas em comerciais quando estava doente, médicos antipetistas consideraram praticar eutanásia pra mandá-la logo pro inferno e cidadãos “de bem” comemoram sua morte como se fosse final de copa do mundo, além de terem feito o mesmo com a morte de uma criança ( o neto deles), não me surpreendeu a declaração do Bolsonaro em relação ao pai da ex presidente Bachelet.
    Lamentável.
    E depois ele quer jogar o desprestígio do Brasil nas costas do Lula.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>