Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #210 Eleições Buquebus

OUÇA O PODCAST

Destrinchamos os resultados eleitorais dos nossos vizinhos rio-platenses, as reações internas e externas, além da dança das cadeiras nos parlamentos. Também passamos pelas mudanças de ministros no Chile, pelos protestos na Bolívia e pelas eleições regionais na Colômbia, com destaque para a capital Bogotá.

Fomos ao Oriente Médio, onde o “califa” al-Baghdadi foi morto, os protestos no Líbano derrubaram o primeiro-ministro e a situação continua tensa no Iraque. Ainda na região, cobrimos a viagem do presidente Jair Bolsonaro pela península arábica e as reações do governo brasileiro aos resultados eleitorais no rio da Prata.

Posts Relacionados

7 comentários em “Xadrez Verbal #210 Eleições Buquebus”

  • Pedro Henrique Trevisam Calegari disse:

    Salve nobres enxadristas.

    Hoje é um dia especial para mim pois protocolo meu TCC de engenharia quimica na PUCPR.

    Estou passando aqui para agradecer a companhia que vocês fizeram em todas as madrugadas que virei produzindo por volta de 300 paginas. Foi tão importante a presença podcastal de voces nos ultimos 18 meses que não só venho agradecer vocês por aqui como fiz questão de cita-los por nome, além do podcast, em meus agradecimentos do trabalho.

    Obrigado pela companhia, informação e substituto de cafeina que foram por todo esse tempo.

  • Reinaldo Silva disse:

    Parabéns pelo programa gosto de heráldica. tanto a turingia quando hesse compatilham um Leão listrado vermelho e branco com fundo azul como brasão a diferença e que da turingia tem estrelas no fundo
    Desculpe chatice mais não resisti

  • Débora Bonvecchio disse:

    Primeiramente, eu só não estou profundamente chateada porque vocês estavam gravando o último programa de madrugada, mas vocês só mandaram um abraço pra mim sem lerem que, em meu comentário, eu estava falando de um novo vocábulo que eu julguei ser a tendência daqui pra frente. Um termo que, apesar de não inventado pelo Matias, deveria ser incorporado no dia a dia de todos nós. Aqui segue:

    “BREXITANDO”: Dizer adeus para todos na festa, mas permanecer curtindo no local
    Exemplo:
    A: “O Boris ainda está aqui? Pensei que ele já tinha ido.”
    B: “Aparentemente ele está brexitando.”

    (Infelizmente não sei de quem são os créditos)

    Um beijo pra vocês!

  • Maria Eduarda Martins De Araújo disse:

    Olá meus carros Matias e Filipe! Eu sou a Maria Eduarda Martins e esta mensagem está sendo escrita diretamente do Amapá! Moro em Macapá, tenho 20 anos e estou no 4° semestre de Direito na Universidade Federal do Amapá. Eu já sou ouvinte fiel do programa desde meados de 2018 mas nao tenho o costume de comentar em nenhuma plataforma. Esse comentário é um correio “elegante” (de imenso apreço e gratidão) sobre o trabalho que vocês desenvolvem por meio desse maravilhoso Xadrez Verbal. Eu agradeço imensamente por essa dose semanal de conhecimento. Eu me sinto maravilhada com o tanto que eu absorvo ao ouvir os episódios. Ser ouvinte do xadrez Verbal foi a melhor decisão que já tomei! E além de ter me tornado completamente apaixonada por política internacional e informações para quebrar o gelo com o crush, eu me viciei na podosfera. Tanto vício que decidi me aventurar do lado da produção também. Convenci a minha professora de Direito Civil II a criar um podcast com a turma. Eles toparam e assim nasceu o Juridicast Tucuju, inspirado no conteúdo e nessa linguagem acessível de vocês. A primeira temporada do Juridicast falará sobre temas relacionado do direito das obrigações (Tipos e consequência das obrigações, Juros, multas, atraso em pagamentos entre outros). O jeito fácil e acessível de transmissão de conhecimento que vocês fazem foi o que inspirou todo o conceito do Juridicast Tucuju: fugir do juridiquês e traduzir toda a linguagem rebuscada do direito para que qualquer pessoa possa compreender. Muito obrigada, de coração, por esse presente incrível que é ouvir o Xadrez Verbal. O tamanho do impacto criativo que vocês tem é formidável! E produto disso hj, convido vocês a darem uma olhada no primeiro episódio do Juridicast Tucuju. Estamos no YouTube, castbox e o Instagram. É só pesquisar por Juridicast Tucuju e aproveitar. Eu serei eternamente agradecida a vocês dois e toda a equipe de vocês por inspirarem um projeto que significa muito pra mim! Vida longa ao Xadrez Verbal! Ps: Pra quem ficou confuso ou achou exótico, o termo Tucuju é relativo ao Amapá. Tem o mesmo sentido de “carioca” para o RJ, por exemplo.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>