Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #231 OMS

OUÇA O PODCAST

Começamos pelo sempre complicado tabuleiro do Oriente Médio
com julgamentos, fugas da prisão e fogo amigo.

Também demos aquele tradicional pião pela nossa quebrada latino-americana, incluindo as últimas da Venezuela.

Finalmente, repercutimos a Assembleia da Organização Mundial da Saúde, além de tratarmos das relações entre China e EUA após a pandemia, incluindo também Hong Kong, Joe Biden e o “Obamagate”.

Posts Relacionados

2 comentários em “Xadrez Verbal #231 OMS”

  • Filipe Assunção disse:

    Duas dicas culturais relativas aos assuntos tratados no último programa: O telefilme da HBO “Abril Sangrento” com Idris Elba, que retrata o genocídio em Ruanda e mostra também quanto as comunicações de rádio também tinham sua importância no evento. Além do livro, “Primavera Num Espelho Partido”, do uruguaio Mario Benedetti gira em torno de Santiago, personagem condenado ao exílio interior numa prisão de seu próprio país, por ter participado da guerrilha urbana durante o período da ditadura militar no Uruguai, imposta de 1973 a 1985.Foi publicado novamente ano passado pela TAG Literária e com curadoria de Julian Fuks. Abraço de Filipe (filho) e Antonio Carlos (pai) que comentam Xadrez, Fronteiras e Especial Corona a cada publicação aproximando ainda mais a relação pais e filhos.

  • RAUL VASCONCELOS disse:

    Boa noite Filipe e Matias!! Sou ouvinte do Xadrez há alguns anos mas comecei a escutar regiliosamente toda semana desde o ano passado, quando me mudei pra Rosario, Argentina. Vim trazer um pouco de informação da cultura pop, no episodio 230 vcs comentaram sobre a filha mais velha do Kanye West e da Kim Kardashian, a North West, mas Kanye e Kim não pararam por aí com os nomes peculiares e foram ainda mais longe, tiveram depois em 2015 o Saint West, em 2018 a Chicago West e por último, em 2019 o Psalm West. O nome do caçula faz referencia ao livro dos salmos da bíblia hebraica. Além disso, também queria falar sobre a filha mais velha da Beyoncé e do Jay-Z, Blue Ivy. Muitas teorias falam que em 2012 quando a Beyoncé escolheu o nome Blue Ivy muito foi relacionado com o numero 4, que também é o nome do álbum que ela lançou em 2011 (Blue tem 4 letras, IVy número 4 romano). Enfim, espero que tenham gostado de desperdiçar uns preciosos minutos com essas curiosidades inuteis do mundo pop e gostaria de mandar um abraço pro meu irmão Conrado que faz Direito na USP, que também é ouvinte do Xadrez e do Fronteiras e pra dois professores de geografia que me indicaram o podcast quando fazia pre-vestibular, o Gustavão e o Vitin Geo.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>