Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #238 Golpe no Mali

OUÇA O PODCAST

Primeiro, repercutimos e comentamos o acordo que normaliza relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, com outras notícias do complicado tabuleiro do Oriente Médio.

Também analisamos as polêmicas eleições em Belarus, que revela uma crise política e também de identidade. E, claro, outras notícias do velho continente.

Finalmente, tudo o que você precisa saber para entender o que está acontecendo no Mali e na região do Sahel, além de um giro por mais quinze países africanos, de norte, oeste, sul e leste do continente mãe.

Posts Relacionados

7 comentários em “Xadrez Verbal #238 Golpe no Mali”

  • Edgar Massaaki Egawa disse:

    Sobre o centenário de Ray Bradbury e Farenheit 451, infelizmente houve mais de
    uma época e lugar que queimou livros. Como espirita, li e ouvi muito a respeito do auto de fé de Barcelona, ocorrido em 1862, em que se queimou um lote de livros espíritas enviados àquela cidade. Segundo a Revista Espirita daquele ano, o tiro saiu pela culatra, pois atiçou a curiosidade da população local e do mundo sobre o Espiritismo. Sobre o homenageado, o autor da distopia certamente é veterano da Segunda Guerra e acompanhou as notícias sobre a queima de livros na Alemanha nazista antes do conflito e a repercussão nos Estados Unidos. Tenho três livros relacionados ao assunto: Quando os livros foram à guerra, de Molly Guptill Manning, Ladrões de livros, de Anders Rydell e Os homens que salvavam livros, de David E. Fishman. Por fim, aproveito para mandar um abraço aos membros do Grupo de Leitura – Ler é viver..

  • Em varios momentos do giro pela Africa, eu cantarolava Tim Maia Racional: Guiné Bissau, Moçambique e Angola /Guiné Bissau, Moçambique e Angola… Muito bom o trabalho de vcs galera, show demais, acompanho desde sempre… Valeu!!!

  • rafael moraes disse:

    Sobre os Këita no Mali, vale exaltar o incrível fotógrafo maliano Seydou Këita (1921-2001), um importante testemunho da história da fotografia africana, que se notabilizou na modalidade de retratos, feitos de seus conterâneos. http://www.seydoukeitaphotographer.com/en/

    Sobre o derramamento de óleo nas Ilhas Maurício, as bóias utilizadas para conter o óleo derramando chamam-se ‘barreiras de contenção’.

    Abraço,

  • Joao Guilherme disse:

    Eu juro que no minuto 38:44 ele iria fazer uma piada comparado o Chris Christie com o DJ Chrissy Cris do “Todo mundo odeio o Chris”

  • Lucas Gonçalves Ferreira disse:

    O xadrez verbal é a prova que o mundo não dá voltas, ele capota. Mesmo com os elogios do meu amigo Daniel Camargo, a grande duração do programa foi o maior obstáculo para começar a ouvir. Hoje fico triste quando o programa tem menos de 4h e fico em êxtase com um programa de 5h. Parabéns pelo excelente trabalho.

  • Paulo Marcondes Urso disse:

    amigos! sobre o ‘climão’ da aoc em seu discurso na convenção democrata, em que ela não citou biden e só teceu elogios e endosso ao bernie sanders, a própria explicou o gesto como ‘simbólico’ e protocolar — “uma formalidade” —, por meio de nota à imprensa, antes e depois do evento. ainda assim, parte da mídia dos eua (e até uma colunista da folha de s.paulo, que depois se retificou, no twitter) a criticaram por isso, o que levou a própria aoc a criticar a imprensa como tendenciosa ainda que atenta aos fatos, também no twitter, em post sobre fake news.

    no mais, é isso. parabéns pelo programa, por favor enviem um abraço pra mim, ouvinte desde 2019, e outro pro grande felipe bigliazzi, el biglia de la gente, técnico do auto b e tb amigo do matias. aliás, se o matias começar a imitar sotaque de paty paulistana todo programa — como no último: “se valoriza, amigaaaa” — vou cogitar apoiar o xadrez financeiramente (ainda que na pindaíba). saudaçoes!

  • Elvis Ribeiro disse:

    Toda vez que vocês mencionam Minsk eu dou risadas, porque só consigo lembrar daquele filme mencionado em Seinfeld “Rochelle Rochelle, a young’s girl strange, erotic journey from Milan to Minsk”. Enfim, ótimo programa como sempre, não perco um programa já há uns dois anos, o trabalho de vocês é maravilhoso, e quanto maior a duração do programa, melhor rs. Forte abraço!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>