Dibradoras

Dibradoras #126 Judô

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Caminho Suave

No podcast dessa semana entrevistamos a pioneira do judô brasileiro, Soraia André. Mulher, negra e da periferia de São Paulo e filha de um aspirante a boxeador, Soraia conheceu o esporte na academia do bairro e passou a frequentar um mundo muito diferente do seu.

Sempre rodeada de homens – em sua maioria – e próximo à comunidade japonesa, a ex-atleta até tentou alisar o cabelo para ficar mais “parecida” com as pessoas ao seu redor, mas a “japonegra” foi a única garota que resistiu ali no tatame.

Defendeu a seleção por anos e participou dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, quando a modalidade surgiu na Olimpíada apenas como exibição. Além disso, foi decacampeã nacional e a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos (em Indianápolis, 1987) e foi bronze em outras duas edições (1983, 1991).

Foram muitas alegrias, mas também foi preciso lidar com as frustrações. Não conseguiu um bom resultado em Barcelona (1992) e pensou até em suicídio. Fez duras críticas à Confederação de Judô pela falta de repasse de dinheiro aos atletas durante as competições. Como punição, foi banida de praticar o esporte. “Foi uma atitude pensada. Eu já tinha ganhado tudo e não achava justo o que estava acontecido. Eu sabia que sofreria as consequências, mas pelo menos eu podia deitar a cabeça no travesseiro e dormir”, afirmou.

Formada em Educação Física e Psicologia, hoje Soraia dá aulas de judô para crianças e como psicóloga, atende atletas na Prefeitura de Santo André.

Uma história vencedora e inspiradora para todos nós!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>