Fronteiras Invisíveis do Futebol

Fronteiras Invisíveis do Futebol #10 Turquia Pt.1

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Assine o feed do Fronteiras!

Através do RSS. O programa também está disponível para DeezeriTunes, PlayerFM, e Pocketcast.

Ay Yildizlilar

Iniciamos uma série de três programas sobre a Turquia, país que está no cerne de diversas questões internacionais e históricas hoje. O futebol é um elemento importantíssimo na sociedade e na política turca, com raízes históricas e nacionalistas. Por causa de toda essa complexidade e da imensa variedade de aspectos, além de uma História riquíssima, a Turquia será abordada em mais de um programa, com convidados especiais.

Neste primeiro programa acompanhamos a História das regiões que compreendem a atual Turquia, antes das chegada dos povos turcos, originários da Ásia central. As colônias gregas, a mítica cidade de Tróia e o império de Alexandre são alguns dos exemplos. Com a chegada dos turcos seljúcidas e a formação do império turco-otomano temos um dos maiores impérios da História, cuja conquista de Constantinopla, capital do império bizantino, é um marco.

Passamos pela formação e pelo auge do império turco, chegando ao seu declínio, iniciado pelo croissant (vocês entenderão ao ouvir), até ser chamado o “homem doente da Europa”, acometido pelos nacionalismos. Nessa questão, veremos o início do futebol no império turco-otomano e o histórico da seleção nacional turca; alguns de seus principais jogadores, os sintomas da diáspora turca pela Europa e, claro, a campanha na Copa do Mundo de 2002, lembrada até hoje no Brasil.

SIGA O XADREZ VERBAL

Acompanhe as publicações do site através do FacebookTwitter e Youtube.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>