Fronteiras Invisíveis do Futebol

Fronteiras Invisíveis do Futebol #26 Chapecó

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Assine o feed do Fronteiras!

Através do RSS. O programa também está disponível para DeezeriTunes, PlayerFM, e Pocketcast.

Força Chape!

Ainda sensibilizados pela fatalidade da madrugada 29 de novembro, decidimos homenagear a Chapecoense e os habitantes da cidade, localizada no oeste de Santa Catarina. Os primeiros habitantes da região pertenciam ao tronco linguístico macro-jê, sendo denominados posteriormente de kaingangs (“moradores do mato”), dos quais muitos foram catequizados pelos jesuítas, enquanto outros foram escravizados pelos bandeirantes.

As margens do rio Chapecó, o principal afluente do Uruguai, sempre estiveram em disputa entre as populações nativas e os invasores espanhóis e portugueses. O impasse continuou no século XIX, com as independências de Argentina (1816) e Brasil (1822), além da Guerra do Paraguai (1864-70), conflito no qual alguns indígenas lutaram pelas tropas imperiais. Neste período, destaca-se a liderança de Vitorio Condá, cacique que garantiu a posse das terras que hoje formam a Aldeia que leva o seu nome – assim como o estádio – localizada a 15 quilômetros do centro da cidade, e a chegada dos primeiros imigrantes europeus.

Entre 1890 a 1895, as fronteiras entre as repúblicas argentina e brasileira foram delimitadas, destacando-se a atuação do barão do Rio Branco e arbitragem internacional do presidente estadunidense Grover Cleveland. Contudo, o munício era muito cobiçado, sendo incluído na disputa pela Guerra do Contestado (1912-16) entre Paraná e Santa Catarina.

Enquanto, sua área diminuiu ao longo das décadas, sua população seguiu crescendo graças à indústria frigorífica, base para o surgimento da Associação Chapecoense de Futebol, em 1973, fruto da fusão entre dois antigos clubes de Chapecó. Principal expoente futebolístico da região, a Chape conquistou cinco títulos estaduais (1977, 1996, 2007, 2011 e 2016) antes de entrar para a história como primeira equipe catarinense a chegar em uma final continental e ser aclamada campeã.

SIGA O XADREZ VERBAL

Acompanhe as publicações do site através do FacebookTwitter e Youtube.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

Um comentário em “Fronteiras Invisíveis do Futebol #26 Chapecó”

  • Alexandre Corrêa disse:

    Infelizmente existe muito erros, principalmente falando que o futebol de santa catarina começou na capital.
    Pena a pesquisa não foi tão profunda.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>