Fronteiras Invisíveis do Futebol

Fronteiras Invisíveis do Futebol #76 Filipinas

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Azkals

Respeitando a nossa rotação de continentes (viu dona FIFA?), retornamos à Asia, com um país que recentemente celebrou 120 anos de independência. Quer dizer, mais ou menos. A atual República das Filipinas é um arquipélago gigantesco, com milhares de ilhas e, por isso, uma História muito rica, cheia de relações internas e desconhecida pra nós. Agora, menos, mas é bem complexo.

Também relembramos a chegada dos espanhóis, o domínio dos EUA, as batalhas travadas nas ilhas durante a Segunda Guerra Mundial, a ditadura de Ferdinando Marcos na Guerra Fria, tudo isso em um país em que o futebol…não é o esporte mais popular. Nem o segundo. De qualquer maneira, o principal jogador filipino foi um craque histórico do Barcelona!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

11 comentários em “Fronteiras Invisíveis do Futebol #76 Filipinas”

  • Hey caras, na parte das celebridades quero adicionar mais dois aqui, os atores de The Good Place (série foda demais, muito bem produzida, engraçada e que toca em temas sociais importantes, disponível na Netflix e recomendo a todos), o filipino-candense Manny Jacinto, que interpreta Jason Mendoza e o filipino-americano Eugene Cordero, o Pillboi.

  • José Carlos Junior disse:

    Parabéns pelo trabalho, Matias e Filipe! Agregando mais conhecimentos às minhas aulas de História e indicando sempre os podcasts (Xadrez e Fronteiras) pros meus queridos estudantes.
    Talvez vocês já tenham explicado, e eu não me lembro, mas, por que não tem mais o dossiê visual no site do Xadrez Verbal? (rima não intencional).

    Abraço para vocês e mandem abraços pros ouvintes, e um beijo acalorado nas ouvintes, de Ribeirão Preto-SP.

  • Danilo Franco disse:

    Parabéns por mais um episódio fenomenal pessoal. Queria acrescentar aqui uma curiosidade que as Filipinas são uma grande fornecedora de mão de obra (literalmente) para a indústria dos quadrinhos norte americano. Isso contando já desde a década de 70 (Alfredo Alcala e Ernie Chan que trabalharam muito tempo no Conan, na Marvel, e Tony DeZuniga, um dos cocriadores de Jonah Hex), passando por Whilce Portacio um dos desenhistas superstars da Marvel nos anos 90 e um dos fundadores da Image e chegando até desenhistas atuais como Leinil Francis Yu, Francis Manapul e Jerome Opena, cujos trabalhos você tem alta probabilidade de achar na banca neste exato momento. Grande abraço.

  • Danilo Franco disse:

    Parabéns por mais um fenomenal episódio. Só uma curiosidade, as Filipinas também são fornecedores de mão de obra (literalmente) pro mercado de quadrinhos norte-americano. Isso desde a década de 70, com Alfredo Alcala e Ernie Chan (fizeram Conan, pra Marvel) e Tony DeZuniga (um dos cocriadores de Jonah Hex, da DC), passando por Whilce Portacio, um dos desenhistas superstar da Marvel nos anos 90 e um dos fundadores da Image, até hoje, com Leinil Francis Yu, Francis Manapul e Jerome Opena. Grande abraço.

  • Caríssimos, sempre um ótimo trabalho de resumo pra uma história gigante e culturalmente rica como a das Filipinas. Pude ir lá ano passado, das 7 mil e poucas conheci umas 15 ilhas, maravilhosas e realmente cada uma com sua cultura particular. Antes mesmo de ouvir o comentário de vocês, já imaginei que deveriam falar que o basquete e o boxe eram os principais esportes:
    – em uma ilhota com menos de 40 habitantes e sem infraestrutura nenhuma, lá tinha a cesta de basquete, em altura oficial e toda bem cuidada;
    – o dono de um hostel me deixou sozinho no local por 2 dias, porque resolveu viajar até Puerto Princesa para assistir a luta de Pacquiao.

    Escuto o Fronteiras (e o xadrez) há uns 2 anos, e estarei comentando mais frequentemente!
    Aguardo uma volta pela história das Américas em homenagem à Copa, como foi feito pra Copa do Mundo!

    Abraços!

  • Lucas Rocha de Oliveira disse:

    Muito bom episódio como sempre!

    Usei o episódio pra puxar assunto com a crush filipina, e aprofundei mais o conhecimento, como por exemplo de que segundo ela, o vôlei é tão popular quanto o basquete, e as línguas são praticamente de cada povo mas em geral eles falam tagalog e inglês. O tagalog acaba sendo mais comum entre eles, e o inglês acaba sendo o ” oficial”, pelo que entendi, é a mesma lógica da Bélgica, que ebtre eles o neerlandês é o mais comum.

  • Kleginaldo Galdino Paz disse:

    Esse ano o Clássico-rei do Ceará, em que o Ceará Sporting Club enfrenta o Fortaleza Futebol Clube, comemora o seu centenário. Desde de 1993 os dois maiores clubes não se encontravam na Série A. Em 2018, Ferroviário foi campeão da Série D e o Fortaleza da Série B. Portanto, o Futebol Cearense vem passando por um dos melhores momentos da sua história. Vocês bem que podiam fazer um programa sobre o futebol cearense hein?

    Sou formado em História pela UFC e acompanho vocês desde o ano passado. Abraços.

  • Boa noite, Filipe e Matias!

    Aproveitando que o Bangu está em evidência aqui no RJ, devido a sua participação na reta final do Carioca deste ano, gostaria de saber, se vcs conhecem o grande Yaya Banhoro. Atacante do alvirrubro da zona oeste, nascido em Burkina Faso e que já passou em clubes como Londrina, Santos, Ponte Preta… parece que ele veio para fazer carreira por aqui. E, se depender da galera do Bangu, o jovem burquino ficará por longos anos em Moça Bonita.

    Abraços e saudações a todos!
    .

  • GABRIEL FONSECA disse:

    Melhor Podcast! Parabéns pelo trabalho Matias e Filipe, aguardando ansiosamente o programa sobre algum país lusófono! Abraços. Sou estudante de História pela UEMG-Divinópolis.

  • Denis Machado Rossi disse:

    Na série “El Ministério del Tiempo” o episódio 7 da segunda temporada é ambientado na guerra de independência das Filipinas e na história da não rendição de uma tropa dentro de uma igreja , citada no episódio, acho que vou rever agora que escutei o esse episódio

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>