Guilhotina | Le Monde Diplomatique Brasil

Guilhotina #111: Colorismo, com Alessandra Devulsky

OUÇA O PODCAST

Neste episódio, Bianca Pyl e Luís Brasilino recebem a advogada Alessandra Devulsky, autora de “Colorismo” (https://bit.ly/3fZbp1T), livro lançado em março pela editora Jandaíra e que faz parte da coleção Feminismos plurais. A publicação apresenta o conceito de colorismo e seu papel na construção de hierarquias raciais. Conversamos sobre as origens do colorismo e as imbricações entre colonização, racismo e capitalismo, a competição entre negros de pele clara e escura como ferramenta de dominação, as marcas do colorismo na sociedade atual, os desafios que ele coloca para a organização do movimento antirracista e muito mais. Alessandra é doutora em Direito Econômico e Financeiro pela Faculdade de Direito da USP, mestra em Direito Político, professora na Universidade do Quebec, cofundadora e diretora jurídica do Instituto Luiz Gama e diretora-geral do organismo Corporação de Desenvolvimento Comunitário de Côte-des-Neiges, em Montreal.

*Trilha: Emicida, “Principia” (part. Fabiana Cozza, Pastor Henrique Vieira e Pastoras do Rosário); e Criolo, “Esquiva da esgrima”.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>