O Sorriso do Lagarto

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por Leandro Paulo

O Torneio Apertura 1993 representou bem a situação dos clubes argentinos na época, através dos cinco primeiros colocados. O campeão River Plate aguardava o retorno do Príncipe Enzo Francescolli na temporada seguinte e revelava Ariel Ortega, Marcelo Gallardo e companhia. O vice-campeonato foi do Vélez Sarzfield, defensor do título do Clausura anterior, já o terceiro colocado Boca Juniors manteve a base vencedora do Apertura 1992, incluindo o artilheiro da competição: o atacante uruguaio Sergio Manteca Martínez que marcou 12 gols.

Os clubes de Avellaneda fecharam o Top 5 em situações distintas. O Independiente preparava terreno para 1994, no qual se consagraria campeão do Clausura, com um timaço formado por Albeiro Palomo Usuriaga, Daniel Garnero, Gustavo López, Hugo Perico Pérez, Luis Islas e Sebastián Rambert, enquanto o Racing seguia sua sina de coadjuvante desde 1966.

No dia 21 de novembro, pela 11ª rodada haveria um jogo simbólico dessa troca de posições, quando o emergente Fortinero, cuja meta era defendida por José Luis Chilavert, o Bulldogrecebia La Academia que destacava-se pelo talento de Juan Ramón FleitaDiante de um José Amalfitani lotado, o Lagarto não se intimidou e marcou um golaço de bicicleta para delírio da maltratada hinchada do Racing.

Nascido em 23 de junho de 1972, Fleita vinha de uma família de classe média baixa, que deixou a pacata Las Toscas, província de Santa Fe, para com destino à Isla Maciel, no partido de Avellaneda, e depois cruzou o Riachuelo para se fixar em La Boca. Começou a trabalhar aos oito anos de idade e declarou certa feita ao La Nación que a primeira vez que comeu bem na vida foi somente aos 18 anos, quando estava concentrado com o plantel profissional do Racing em um hotel. Até ali não sabia que havia horário para o café da manhã, almoço e jantar. Ainda nas categorias de base recebeu o apodo que o acompanhou durante toda a carreira e que ficou conhecido do grande público após esse voleio no clássico contra o Independiente, válido pela Copa Centenario em 1993.

Antes de deixar o Racing, em 1996, El Lagarto voltou a vitimar o Bulldog – que já havia consagrado-se campeão da América e do Mundo pelo Vélez Sarzfield – desta vez com um gol de letra na derrota por 3 a 2 diante do quadro de Liniers.

Durante a inter-temporada no verão de 2003, em Mar del Plata, quando defendia as cores do Huracán, sentia fortes dores nos ombros que posteriormente foram diagnosticas através de exames mais precisos como o linfoma de Hodgkin, câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático. Ao receber o resultado da biópsia, achava que ia morrer, mas encarou a quimioterapia com a mesma seriedade demonstrada nas canchas. Venceu a maior batalha da sua vida após receber a alta médica e voltou a vestir a camisa do Globo no dia 3 de abril de 2004, quando a equipe de Parque Patrícios empatou com o visitante San Martín, de San Juan, por 1 a 1. Fleita entrou em campo aos 28 minutos da etapa complementar.

Gracias a Todos

Ao termino da partida deu a seguinte declaração; “Yo después de la quimio iba a entrenar al gimnasio. Hay que estar convencido. Nunca hay que tener miedo de decir la palabra cáncer, porque si la estás diciendo es porque tenés vida, y si hay vida hay esperanza. La mayor fuerza está en la cabeza y hay que usarla. A uno le cambia la visión de todo. Fue una bisagra, la vida me hizo un click. Los ejemplos más claros son con el fútbol. Antes me podía enojar porque jugaba mal un partido o erraba un gol. Son tonterías! La vida está llena de pequeñas cosas que hacen la felicidad. Hay que vivir cada instante, cada segundo… Vivimos a un ritmo tan acelerado que no nos hace ver los pequeños momentos y valorarlos. Aunque yo sea un burro, lo que me pasó me hizo ser un poco más sabio”.

Além de Racing e Huracán, passou por 10 clubes de 8 países diferentes até encerrar sua trajetória como futebolista pelo Gimnasia y Esgrima de Concepción del Uruguay, ao final da temporada 2007-8. O jornalista uruguaio Victor Hugo Morales descreveu-o como El Hombre de Mil Definiciones pela variedade de gols feitos pelo Lagarto.

Clarín

Substituiu as chuteiras pela prancheta, primeiro como auxiliar-técnico do Huracán e atualmente dirigindo a pré-novena do Racing. Tomara que os jovens da Academia se inspirem através dos seus belos gols e sua lição de vida.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>