Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #329 Xi Jiping Visita Moscou

OUÇA O PODCAST

O presidente da República Popular da China foi até a Rússia se encontrar com Vladimir Putin e nós repercutimos os principais tópicos deste encontro, assim como as últimas notícias da invasão russa à Ucrânia e também demos um giro pelo velho continente e uma volta pela bacia do Pacífico.

No mais, observamos o movimento das peças do sempre complicado tabuleiro do Oriente Médio, colocando em perspectiva histórica uma declaração racista do ministro de finanças de Israel.

Posts Relacionados

12 comentários em “Xadrez Verbal #329 Xi Jiping Visita Moscou”

  • Gabriel Oliveira disse:

    Gente, gostaria de pedir pra que vocês mandassem os parabéns a meu irmão caçula, Raffael Oliveira, mais uma primavera em 1º de abril (sério). Futuro historiador, na metade do curso, passou literalmente ANOS me indicando escutar Xadrez Verbal e hoje eu e ele todo sábado estamos com o celular pela casa ouvindo o programa.

  • Ygor Lazaro disse:

    Oi meus caros, eu não tenho nada a acrescentar mas gostaria de fazer um pedido. Ontem, sábado, 25 de março completou-se um mês do falecimento do meu querido pai. Ele foi a grande figura de inspiração para mim e para minha irmã Karina. Eu gostaria de um abraço de vocês na próxima edição, se fosse possível.

    Muito obrigado!

  • Débora Marques disse:

    Queria agradecer pela decisão de começarem a usar o nome Rei Carlos. Eu tinha o mesmo problema que o Matias e me desconcentrava toda vez que vocês diziam Rei Charles. Peço também um beijo pra minha amiga Aline, que finalmente se tornou ouvinte desse maravilhoso Podcast. Obrigada por tudo e parabéns pelo trabalho!

  • Cássio Bogdan disse:

    Salve Matias, salve Filipe! Como sempre o trabalho de vocês é sensacional, especialmente no que toca à cobertura das notícias de Israel e Palestina. Fiz meu trabalho de conclusão da graduação focado em construção de identidade nacional israelense a partir do uso das narrativas bíblicas, e estou pensando em continuar o assunto no mestrado. Vocês recomendam alguma leitura que possa somar em minha pesquisa? Aproveito e já deixo a sugestão do livro do Shlomo Sand, “A Invenção do Povo Judeu” e os outros da mesma série. Grandíssimo abraço!!

  • Marianna Sella disse:

    Vocês precisam ir pra Turquia e experimentar o suco de romã que eles vendem na rua, prensado na hora, é outra vida! Aliás toda a culinária turca é maravilhosa, amei inclusive ir nas feiras comprar frutas da estação.

  • Boa tarde!

    Quero deixar registrado aqui a minha indignação, pois não citaram nas efemérides o aniversário do maior de Minas (quem discordar é clubista!)!
    No dia 25 de Março foi aniversário de 115 anos do Clube Atlético Mineiro!

    Abraço e um beijo na mucosa do pulmão dos cês!

  • Felipe Coelho disse:

    Olá Matias,
    Olá Filipe

    Passando para parabenizar pela escolha da música de encerramento do último programa. Sou natural do DF e as músicas do DJ Jamaika fizeram parte da juventude de muita gente nas cidades satélites.

    Parabéns pelo programa e saudações diretamente da Basileia, CH.

    Abraços

  • Oi! Muito bom programa. É bom lembrar, sobre a Guerra do Tigray, que algumas estimativas colocam o número de civis que perderam a vida no conflito em 600 mil, número mencionado até por um mediador da União Africana. Se for assim, essa guerra seria a mais mortal integralmente no século XXI e com apenas 2 anos de duração. Gostaria de que falassem se esses números são confiáveis e se teria alguma chance do Presidente etíope ser penalizado judicialmente por eventuais violações, inclusive pela acusação de uso da fome como arma de guerra ou até por genocídio. Segundo consultei, o país não é signatário do Estatuto de Roma.

  • Vinícius Diniz disse:

    Olá meus caros clubistas!

    Gostaria apenas de parabenizar pelo trabalho de vocês que é minha companhia nas minhas idas e voltas para casa de Suzano até São Paulo onde sou professor de inglês, ainda sobre o episódio #236 com ótima participação do Augusto, a frase do Macron fez ele e o Mathias racharem o bico me fez rir também pois eu lembrei de uma mini série Francesa que costumava estar hospedada na locadora vermelha chama Au Service de la France ou A Very Secret Service que de um jeito muito cômico satirizava o período da França nos apartir dos anos 60 quando e o período de independência de algumas de suas colônias, deixo essa recomendação aí que provavelmente no momento deve estar disponível na locadora das Corrente de água muito rápida e violenta.

    Deixo um salve pro amigo e ouvindo carsughista Márcio Hasegava e pro nosso camarada em comum Caio Bellandi e todos do grupo CLUBISTÃO

  • José Carlos Junior disse:

    Saudações! Sobre o Oriente Médio: quando o Filipe falou que no árabe não tem a letra “P” eu lembrei na hora o motivo para aquele estereótipo do “brimo”, invés de falar “primo”. Inclusive no filme com o Adam Sandler, Zohan – o agente bom de corte, a dublagem PT-BR explora esse estereótipo. E eu lembrei agora do repertório com o Mohamad Alsaheb no qual ele pronuncia a letra “P” com som de “B”; imagino a dificuldade que os nossos irmãos do Oriente Médio têm para aprender alguma língua latina e outras que usam o “P” com frequência.
    Sobre as efemérides: as Ilhas Faroé (Feroé) possuem algo bom. Uma banda de Doom Metal chamada Hamferð (a pronúncia é Ramférd); o vocalista canta em feroês e alterna o vocal limpo com o gutural. Quem é chegado num som pesado, lento e com atmosfera triste, fica aí a dica.
    Um abraço!

  • Felipe Nunes disse:

    Caros, gostaria de parabenizar pelo bloco de China e Rússia. A profundidade da análise supera qualquer coisa que li na mídia brasileira. Novamente XV batendo recordes de qualidade

    Se puderem, mandem um abraço ao Thiago Viana e o pai dele (quem me converteram ao XV ) e ao Raul, que os ouve do Japão

  • João Pedro disse:

    Saudações Santistas! (Cidade e time)

    Gostaria que o Matias substituísse o “Breaking news” pelo idioma da notícia. Ficou excelente em russo!

    Se possível, um abraço para meu irmão Pedro Ycaro que é economista e ouvinte e para as ouvintes passivas Luise, Gil e Galva, namorada, mãe e avó.

    Obrigado pela qualidade de sempre, vocês são fodas!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>