Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #336 “Morte Cruzada” no Equador

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Um programa bem recheado e, pela primeira vez, com o quarteto completo!

Com Sylvia Colombo conosco no estúdio, falamos da crise na morte cruzada no Equador, além do tradicional pião pela nossa quebrada latino-americana.

Também fomos até o Japão, que recebe a cúpula do G7 neste final de semana e aproveitamos para fazer uma volta pela bacia do Pacífico.

No mais, projetamos o segundo turno das eleições presidenciais na Turquia e demos um giro pelos demais países do Mundo Islâmico.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

9 comentários em “Xadrez Verbal #336 “Morte Cruzada” no Equador”

  • Pedro Boteon disse:

    O Girolamo Savonarola, mencionado nas efemérides, é um personagem que aparece no documentário interativo (/s) Assassin’s Creed 2, e honestamente eu estou surpreso que o Matias não mencionou a quinta série para essa efeméride.

  • Carlos Alexandre Rezende disse:

    Muito decepcionante como o Xadrez Verbal tão atento a criticar o presidente turco fez pouco caso sobre a situação do Jules Assange. A Colunista Silvia Colombo foi a mais omissa de.todas. Tem conhecimentos mas anseia voltar para a imprensa burguesa

  • o “juera” ou “juíra” é uma forma ‘gauchesca’ de dizer ‘fora’ (juíra = fuera).

    Muitas palavras com ‘f’ se falam com ‘j’ ou ‘y’.

    Eu sei que o Martín Fierro tem seus problemas mas lá vai um exemplo famoso deste livro:

    “230
    El andaba siempre juyendo,
    Siempre pobre y perseguido,
    No tiene cueva ni nido
    Como si juera maldito;
    Porque el ser gaucho… !barajo!, El ser gaucho es un delito.”

    juera maldito = fuera maldito (como se fosse maldito)
    Obs: o primeiro ‘juyendo’ seria ‘huyendo’ ou seja ‘fugindo’

    ‘Barajo’ seria uma forma amenizada de como ‘baralho’ da palavra muito semalhante tanto no espanhol quanto no português.

  • LEONARDO FELIPE GUEDES disse:

    Ouvi na noticia da minutagem de 1h29m48s que a maioria dos sul coreanos apoiariam norte coreanos em eventual guerra com o Japão. Diante dessa notícia, lembrei de uma cena do dorama (ou k-drama) Pousando no Amor, onde um soldado norte coreano em Seul não queria saber do jogo de futebol da Coreia do Sul, que passava na TV da lanchonete, e ao saber que era contra o Japão, ele se vira e começa a torcer fanaticamente para a Coréia do Sul contra o Japão.

    Eu queria agradecer aos rapazes do Xadrez Verbal, que graças a eles, eu conseguia captar diversas referencias geopolíticas nesse dorama Pousando no Amor, e fica como dica cultural.

    ps. Como é o café feito ao estilo armênio? pois tem um café e empório aqui em Brasília que serve o café no estilo turco, e eu queria ir lá com a receita para solicitar um café no estilo armênio. Abraços.

    • Assisti a ‘Pousando no Amor’ e corroboro o comentário do amigo. Baita série. Tem um quê de novela do Falabella algumas vezes, mas em geral é ótima

  • Olá, Filipe e Matías. Duas pequenas correções no programa:

    1) As 24 Horas de Le Mans não é a corrida mais antiga do mundo ainda presente. Essa primazia é das 500 Milhas de Indianapolis, cuja primeira edição se deu em 1911 e teve sua centésima edição em 2016. A corrida em Le Mans faz parte do WEC (World Endurance Championsip), que pode ser traduzido como ‘Mundial de Corridas de Longa Duração’;

    2) E quanto à cidade mais ao sul do continente, o Chile diz que é Puerto Williams, na Ilha Navarino, na margem sul do Canal de Beagle. Ushuaia, na margem norte e na Terra do Fogo, contesta dizendo que Puerto Williams é apenas um destacamento militar, sem povoação permanente e estrutura de cidade.

    Abraços a todos e a todas!

  • Vinícius Agner disse:

    Olá, Sylvia, Matias e Filipe. Gostaria de um salve do Xadrez Verbal para a Liga João Saldanha, coletivo que organiza campeonatos ANTIFA desde 2018, em Curitiba, atualmente temos 10 clubes filiados, O adm da página é um grande admirador do trabalho de vocês, além de ser historiador e zagueiro. Um grande salve ao Xadrez Verbal. Tamo junto!!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>