Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #340 Modi Visita Biden

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Filipe Figueiredo, Matias Pinto e Sylvia Colombo dão o tradicional pião pela nossa quebrada latino-americana, indo da crise hídrica em Montevideo à prévia das eleições na Guatemala.

Também fomos ao velho continente, repercutindo as últimas atualizações da invasão russa à Ucrânia, quase em tempo real, por conta da disputa entre o Grupo Wagner e as forças armadas da Rússia.

Por fim, demos uma volta pela bacia indo-pacífica, com destaque para a visita de Estado da Índia à Washington!

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

6 comentários em “Xadrez Verbal #340 Modi Visita Biden”

  • nada me tira da cabeça que Prigozhin é facilmente um nome de funkeiro. Pensem comigo: parece alguém “perigosinho”, e já existe o MC Bin Laden! Por que não ter um “MC Prigozhin da Norte”?

  • Salve Filipe e Matias!

    Sobre a questão animal e o simulacro de carne, certamente poderá existir uma parte do público alegadamente vegano que não se importará de consumir este tipo de produto, mas ainda será um produto de origem animal, já que o processo de produção de carne de laboratório se inicia retirando células do músculo de um animal doador vivo.
    Do ponto de vista da exploração espacial isso pode ser interessante já que mandar um rebanho no espaço não parece viável.

    Sobre o aumento de pressão, é linear, aproximadamente 1atm a cada 10m.
    O princípio fundamental da hidrostática postula que “A diferença de pressão entre dois pontos de um fluido é determinada pelo produto entre sua densidade, o módulo da gravidade local e a diferença de altura entre esses pontos”. Na água, de densidade aproximadamente igual a 1000 kg/m³, considerando a aceleração da gravidade em aproximadamente 10m/s², um ponto a 10m de profundidade estará submetido a uma pressão de 10000kgf/m² que é quase 1 atmosfera.
    Se ele chegou até o fundo inteiro, a 3800m ele estava sob 380 atm. Pesquisando “Tanque Falha por Vácuo – Implosão por Pressão Externa” no youtube, você vai encontrar uma implosão de um tanque com a diferença de pressão de apenas 1 atm, que é um vacuo interno com 1 atm por fora, e já é um evento de milisegundos, não dá nem pra imaginar a velocidade de uma falha sob 300 atm.

    Outras observações ainda sobre o submarino:
    1 – Ser parafusado por fora é até uma boa medida para evitar que alguém que se apavore resolva tentar abrir a escotilha por dentro no meio do mergulho.
    2 – Caso o parafuso se contraia ele na verdade tende a apertar mais o conjunto aparafusado, porque o parafuso se contrai mas o buraco com a rosca também diminui, além disso, de maneira mais relevante, o parafuso tende a encurtar, apertando mais o conjunto, o problema é ele se contrair de maneira que a tensão gerada no aperto supere seu limite de resistência levando-o à ruptura.
    3 – Há especulação sobre corrosão galvânica entre os materiais da escotilha e do parafuso que pode ter fragilizado o conjunto, e também a questão da fibra de carbono que, como fibra, tem a característica de conferir boa resistência quando submetida à tração, não à compressão. Mas só a investigação dos destroços é que nos levará a determinar a dinâmica do acidente.

  • Caio Batatinha disse:

    Salve Quarteto do Xadrez verbal. Deixando aqui meu agradecimento especial ao podcast que sempre me acompanha seja lavando louca, transporte público ou viagens.
    Meu comentário vai em relação a outro comentário. Enquanto eu me deslocava de Berlin a Ljubljana, coincidentemente escutava o programa quando outra ouvinte fazia o mesmo trajeto Alemanha – Eslovênia.
    Durante um passeio guiado pelo centro histórico de Ljubljana, a guia fez um comentário sobre alterações no centro histórico em 2007 e questionaram se isso aumentou o turismo, ela disse que ajudou, mas o boom mesmo foi só em 2018, questionei se foi por conta de Luka Doncic e ela disse que sim, abre aspas:
    “As pessoas esperavam que a Melanie Trump seria essa pessoa a mostrar a Eslovenia para o mundo, nomearam bolos e até árvore de Natal em homenagem a ela, mas não funcionou. Depois de Luka Doncic que cresceu muito o interesse na região, sinceramente deveriam derrubar estátuas de certas figuras históricas e colocar o Doncic no lugar.”
    Olha o soft power do Luka aí. Deixo também o salve pros amigos do Café Belgrado.
    Por último peço a volta do Fronteiras que sempre escuto antes de viajar para um novo país. Agora saio da Panonia em direção ao Adriático na parte croata, depois Mostar e finalizo em Kotor em Montenegro, país que o Filipe comentou que gostaria de visitar.
    Abraços , Caio Batatinha

  • José Carlos Junior disse:

    Eu, um ovo-lacto-vegetariano, muito provavelmente não consumirei o “simulacro de carne”, caso essa ideia venha para o Brasil, porque me tornei vegetariano justamente por causa da carne. Eu nem sequer consumo aquelas proteínas doidas de soja etc. Mas, pode ser interessante do ponto de vista vegetariano estrito (que não consomem nada de origem animal na alimentação); acredito que muita gente vai adorar consumir a carne de laboratório, até mesmo a galera que gosta de fazer churrasco. Claro, se o preço for acessível.

    E eu não consegui deixar de fazer a piada com o Javier Milei chamando ele de “Mileide”. Acho que vocês deveriam adotar o termo kkkkkkk

    Abraços!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>