Xadrez Verbal

Xadrez Verbal #357 If you’re going to San Francisco

OUÇA O PODCAST

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Matias Pinto e Filipe Figueiredo atualizarão você do que ocorre na Faixa de Gaza, com destaque para a repatriação dos cidadãos brasileiros.

Nossa dupla de apresentadores também deu uma volta pelo Pacífico, repercutindo a visita de Xi aos EUA, por ocasião da reunião de lideranças da APEC em San Francisco.

No mais, fizeram aquele tradicional pião pela nossa quebrada latino-americana, na companhia da correspondente Sylvia Colombo, em clima de semana decisiva na Argentina.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Posts Relacionados

Um comentário em “Xadrez Verbal #357 If you’re going to San Francisco”

  • Olá, Filipe, Matias, Sylvia e Vivian

    Como sempre saudar pelo ótimo programa, e em especial a coluna da profa. Vivian pelo pertinente tema abordado, obviamente mais que nunca em evidência pela sucessão de desastres de todos os tipos que estamos passando nos últimos meses. Aos negacionistas, parece que a conta chegou em alto e bom som para mostrar que os alertas que foram feitos eram mais que verdadeiros. Talvez tenhamos chegado ao caminho sem volta, e para quem estuda sobre essa parte ambiental com um olhar realista, não tem como o pessimismo não tomar conta ao notar os caminhos que nos levaram até aqui e as perspectivas de que algo realmente efetivo seja feito. A Vivian refere-se a isso quando trata de como a questão ambiental é fruto da própria lógica do sistema econômica vigente. Já coloquei alguns trabalhos que abordam sobre isso em um comentário anterior, e não vou ser repetitivo, mas, a quem interessar, recomendo pesquisar sobre conceitos como “sustentabilidade forte e sustentabilidade fraca”, “decrescimento” etc.

    Sobre a tentativa de apropriação do discurso ambiental pelos agentes econômicos, vou sugerir um artigo de Kathleen McAfee, da Universidade de Berkeley, “Selling nature to save it? Biodiversity and green developmentalism”, a qual ela denomina “desenvolvimentismo verde”. É de 1999, um pouco antigo, mas com muitas coisas que considero atuais, sendo uma das principais referências aos críticos da valoração econômica dos serviços prestados pela natureza.

    Saudações paraibanas,
    Manoel Martins Jr

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>