Travessia

Travessia #13 Trilhas sonoras de novelas

OUÇA O PODCAST

Assine o feed do Travessia!

Clicando aqui você assina o feed e não perde mais nenhum podcast do Travessia, que também pode ser ouvido via Pocketcast, PlayerFM e Deezer.

Plim-plim

As telenovelas são parte fundamental da cultura de massa do brasileiro e seu mercado de trilhas sonoras desperta grande cobiça da indústria fonográfica brasileira. Desde que a tevê Globo criou a Som Livre nos anos 1970, boa parte dos principais artistas se matam para emplacar um hit nas produção da emissora. É garantia de meses tocando quase diariamente na casa de milhões de brasileiros.

O Travessia traz hoje dez canções indissociáveis de novelas. O bate-papo entre Fernando Vives e Caio Quero traz as histórias dessas músicas, das novelas e da época, num bate-papo.

– Tom Jobim e a inesquecível abertura com Charles Chaplin de “O Dono do Mundo”, em 1991 — a novela que quase perdeu para “Carrossel”, do SBT, em audiência.

– Milton Nascimento e a versão icônica de “Irmãos Coragem” para o remake da novela de Janete Clair.

– Em “Saramandaia”, Juca de Oliveira ganhou asas e saiu voando ao som de “Pavão Mysteriozo”, de Ednardo, sucesso absoluto em 1976.

– Ninguém fez tantas trilhas de novela como Maria Bethania. Aqui, com a música de Gonzaguinha para “Para Heroi”, de 1979.

– Marina explodiu nas paradas com a canção de seu irmão poeta que grudou entre os jovens na trilha nacional de “Vereda Tropical”, 1984.

– Sá e Guarabira fizeram sob encomenda uma canção temática para Roque Santeiro, a trilha nacional de novelas mais em sucedida em todos os tempos, em 1986.

– Única exceção não-Global: Almir Sater já era um música reconhecido, mas virou galã nacional após cantar o tema da chalana que descia o rio Paraguai em “Pantanal”, na TV Manchete, em 1989.

– A velha canção de Zé Ramalho ressuscitada como tema dos sem-terra em “O Rei do Gado”, em 1996, que marcou o pico da carreira do paraibano.

– Quinteto Violado musicou o poema do paraibano-maranhense José Chagas, que encantou durante “Renascer’, em 1992 e 1993.

– O Brasil dançou lambada em 1989. Sidney Magal e a esfuziante trilha de “Rainha da Sucata”.

Posts Relacionados

Um comentário em “Travessia #13 Trilhas sonoras de novelas”

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar algumas tags HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>